Allan Simon

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Globo apresenta um 2025 claramente pendente de definição do Premiere

A Globo realizou ontem em São Paulo o evento corporativo 'Upfront', ocasião na qual revela ao mercado publicitário as novidades e oportunidades do ano seguinte. No caso do Esporte, a emissora trouxe alguns pontos interessantes, como o 'spoiler' que já denuncia a provável volta da Fórmula 1 ao grupo no ano que vem, cravou que manterá jogos na TV aberta em todas as 38 rodadas do Brasileirão (agora com meia hora de pré-jogo aos domingos), e que o canal sportv manterá dois jogos em cada uma delas na TV por assinatura.

Muito bom, muito interessante, mas ainda há uma claríssima pendência: o Premiere. No documento publicado pela emissora em seu site comercial, o plano nacional de patrocínio na TV paga não traz o logotipo do canal de PPV da emissora, diferentemente da versão do ano passado. Apenas sportv, Globoplay, ge e ViU aparecem. Na apresentação durante o Upfront, porém, a marca do Premiere esteve no telão.

A informação de que o sportv terá dois jogos por rodada no Brasileirão vem acompanhada da frase: "Manutenção da quantidade de jogos mesmo com nova realidade de direitos". Essa nova realidade é a divisão do campeonato em dois blocos comerciais, a Libra e a LFU (Liga Forte União). A Globo, até o momento, só tem contrato assinado com a primeira, que atualmente possui Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Grêmio, Bahia, Vitória e Red Bull Bragantino na Série A, e deve contar com o retorno do Santos no ano que vem.

Se mantiver oito times na Série A, cenário possível em caso de acesso do Santos e rebaixamento do Vitória ou do Red Bull Bragantino, por exemplo, o pacote da Libra garantirá à Globo um total de 152 jogos para transmitir em suas plataformas. Ou seja, uma média de quatro partidas por rodada no Brasileirão. Suficientes para manter o padrão altíssimo das cotas comerciais da TV aberta, agora vendidas a quase R$ 270 milhões cada (no sportv são R$ 83 milhões).

Colocando no papel e considerando a promessa de manter dois jogos por rodada no sportv e o esquema atual de transmissões na TV aberta (também média de dois jogos por rodada), a emissora já esgota sua cota, ou precisará passar as mesmas partidas na TV Globo e no sportv para manter algo exclusivo no PPV. Ou contar com a 'exclusividade cruzada', quando o jogo que São Paulo vê fica exclusivo do Premiere no Rio e vice-versa.

O Premiere atualmente entrega 361 jogos do Brasileirão aos seus assinantes, a maior parte exclusivos, já que a TV Globo usa de um a três por rodada na divisão de praças (sendo que cada local só vê um jogo, o restante fica exclusivo do PPV), e o sportv transmite outros dois.

A dúvida atende pelo nome de Liga Forte União. O Premiere só terá uma ampla oferta de jogos para entregar aos seus assinantes se comprar todos (ou pelo menos parte) os jogos ainda restantes no mercado. Esse bloco, que tem times como Corinthians, Botafogo, Internacional, Vasco, Cruzeiro, Fortaleza, Fluminense, entre outros, totaliza atualmente 12 times na Série A e tem nomes com grandes chances de acesso na Série B, como Novorizontino, Mirassol, Sport, América-MG, Ceará, etc.

A LFU, se mantida a cota de 12 times, contará com 228 jogos deles nas condições de mandantes no ano que vem. 38 deles já foram vendidos para a Record e o YouTube, que exibirão esses duelos em plataformas abertas. Outros 38 foram negociados com a Amazon, mas ainda não anunciados oficialmente. Restam, portanto, 152 jogos à venda. Exatamente o mesmo número de partidas que a Globo tem com a Libra no cenário de oito clubes do outro bloco.

Comprar esses 152 jogos já dobraria a oferta da emissora, que passaria a entregar oito partidas por rodada, poderia remanejar melhor quais ficariam exclusivas no Premiere, e faria o PPV ter 304 duelos ao todo. Mais: como a coluna já apurou anteriormente, os jogos da Record/YouTube podem também ser vendidos para plataformas pagas.

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O problema e a grande questão são: a Globo vai pagar o que a LFU quer por esses direitos? Chegaria ao cenário quase perfeito de ter nove jogos por rodada, perdendo apenas aqueles que ficarem excluivos da Amazon? Pelo que a emissora está mostrando ao mercado, a ordem neste momento é seguir com o que já está assinado e continuar trabalhando em silêncio nas negociações com a LiveMode, agência que representa a Liga Forte União.

Até lá, o Premiere seguirá sendo a grande incógnita para entender como será o 2025 esportivo da Globo. Nesse caso, o Upfront acabou sendo realizado cedo demais para quem quer realmente antecipar o futuro do Brasileirão no maior grupo de comunicação do país.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

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