Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como vão ficar a divisão LFU x Libra e as transmissões no Brasileirão 2025

O Brasileirão acabou hoje após uma emocionante disputa contra o rebaixamento que definiu os times que vão disputar a elite e também a Série B em 2025. Com a queda hoje confirmada do Athletico Paranaense, que se juntou a Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá na lista de equipes que vão para a segunda divisão, também ficam determinadas tanto a separação exata entre os blocos comerciais da LFU (Liga Forte União) e da Libra, como os times que as emissoras parceiras deles terão para transmitir no ano que vem.

O primeiro ponto é que a quantidade de times de cada bloco na Série A mudou. Todos os quatro rebaixados pertencem à LFU. Na Série B, porém, a Libra conseguiu o acesso do Santos, enquanto os outros três promovidos (Mirassol, Sport e Ceará) foram da LFU. Com isso, a Liga Forte cai de 12 para 11 clubes na elite, enquanto a Libra pula de oito para nove.

O que vale para as transmissões é a Lei do Mandante, por isso cada bloco pode negociar os jogos de seus times quando eles jogam em casa. Como a LFU tem 11 clubes, serão, portanto, 209 jogos sob seu domínio. A Libra, com nove times, ficará com 171 partidas. A média será de 5,5 jogos por rodada para a LFU, e 4,5 para a Libra.

Enquanto a Libra vendeu todos os seus jogos com exclusividade para a Globo, que poderá exibi-los em todas as mídias, a LFU comercializou em pacotes e até agora vendeu 38 jogos para a Record/YouTube, outros 38 para o Amazon Prime Video, e ainda tem 133 partidas a negociar com outros veículos.

A Globo, até agora sem contrato com a LFU, poderá transmitir os jogos como mandantes dos oito representantes da Libra na Série A em 2025: Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Grêmio, Bahia, Vitória, Red Bull Bragantino, e o recém-chegado Santos.

Record, YouTube e Amazon Prime Video, bem como quem comprar os demais jogos da LFU, poderão exibir as partidas dos times desse bloco em cada. Serão eles: Botafogo, Corinthians, Internacional, Fortaleza, Cruzeiro, Vasco, Juventude, Fluminense, e os ascendentes Mirassol, Sport e Ceará.

Para um exemplo mais didático de que times de um bloco podem passar no canal parceiro do outro: um Flamengo x Corinthians, nessa ordem, é jogo da Globo. Já um Corinthians x Flamengo, em São Paulo, é jogo que poderia ser escolhido pela Record e YouTube, Amazon Prime Video, ou outros parceiros da LFU.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.