Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Ibope terá medição unificada de audiência do futebol nas TVs e streaming

A Kantar Ibope Media anunciou o lançamento de uma ferramenta que vai permitir a medição unificada de audiência das transmissões esportivas na TV aberta, TV por assinatura, e plataformas de streaming. O 'Sports Audience Measurement' vai colocar todas as mídias em uma mesma régua para tornar os dados comparáveis e padronizados. Os jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil serão os primeiros a participarem da nova mensuração.

Com essa mudança, as transmissões da TV Globo, Record, sportv, Premiere (na TV paga e no streaming), CazéTV no YouTube e Amazon Prime Video no Brasileirão terão métricas comparáveis em pontos de audiência no ambiente domiciliar. No caso da Copa do Brasil, também há transmissões da Amazon e dos canais Globo.

Na prática, a novidade poderá eliminar as confusões provocadas, por exemplo, pela diferença de peso na pontuação entre TV aberta e TV paga, ou pela conversão simples do número de aparelhos conectados exibido publicamente no streaming para o valor em pontos de TV aberta, que não são práticas estatisticamente corretas.

"O futebol continua sendo um fenômeno de audiência, mas o jeito de assistir mudou completamente. E, diante disso, o mercado precisava de uma resposta clara sobre o que está de fato acontecendo com o consumo dessas competições", afirma Adriana Favaro, vice-presidente de Negócios da Kantar Ibope Media.

O modelo foi desenvolvido no Brasil e promete a capacidade de medir o chamado "co-viewing", a audiência compartilhada dentro das casas, um banco de dados com as performances entre plataformas diferentes e ainda a preparação para uma futura publicação ampliada desses dados a partir de 2026.

Segundo a Kantar Ibope, o modelo parte do princípio que mesmo os streamings funcionam como canais lineares durante a transmissão de uma partida de futebol, reunindo audiências grandes simultaneamente, e isso vai permitir aplicar a metodologia de medição já existente no mercado, que consiste no uso de aparelhos que detectam o áudio dos programas em TVs e smart TVs.

Ainda não foi divulgado, porém, se a medição poderá alcançar futuramente as transmissões vistas por meio de celulares, que funcionam muitas vezes como segunda tela nos lares.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.