Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

São Paulo vai decidir Sul-Americana com sua vocação para céu ou inferno

Patrick comemora o segundo gol na vitória do São Paulo sobre o Atlético-GO - Pedro Vilela/Getty Images
Patrick comemora o segundo gol na vitória do São Paulo sobre o Atlético-GO Imagem: Pedro Vilela/Getty Images

Colunista

09/09/2022 08h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na hora de fazer história, na Copa do Brasil e na Sul-Americana, o Atlético-GO se apequenou como o time que luta para não cair no Brasileiro.

Entrincheirado, mas defendendo muito mal, o time agora comandado por Eduardo Baptista foi atropelado por Corinthians, na época ainda com Jorginho de treinador,e, agora, pelo inconstante São Paulo de Rogério Ceni.

Irregular, mas corajoso no Morumbi para reverter a desvantagem de dois gols. Apenas Gabriel Neves, depois Pablo Maia, para proteger a dupla de zaga, Igor Vinicius e Reinaldo abrindo o campo e atacando como alas.

Na frente, Rodrigo Nestor articulando e Alisson, Patrick, Calleri e Luciano enchendo a área adversária e empurrando o oponente para trás.

Jogo para resolver o confronto nos 90 minutos. Além de um gol mal anulado de Calleri, muitas chances desperdiçadas.

O argentino poderia ser protagonista, junto com Patrick, autor dos dois gols no tempo normal. Fundamental por abrir o placar logo aos dois minutos, para despertar a fé e incendiar a torcida.

Forte também pela esquerda, na dupla com Reinaldo que virava trio quando Nestor se aproximava. Muito volume de jogo.

60% de posse, 29 finalizações a seis, nove a um no alvo. Era para golear, como o maior rival em Itaquera, pelo mata-mata nacional. Mas ficou para os pênaltis, deixando o Morumbi apreensivo.

Luciano perdeu o dele, porém Baralhas isolou, Felipe Alves pegou a cobrança de Léo Pereira e Galoppo, que entrou bem no jogo, bateu bonito e colocou o São Paulo na segunda final sul-americana da história do clube.

Em Córdoba, previsão de jogo duro com o forte Del Valle, campeão em 2019 e melhor futebol desta edição do torneio. O São Paulo irá com a camisa pesada, a história vencedora e torcendo para que time e treinador estejam inspirados.

Porque a vocação é para céu ou inferno, sem zona intermediária ou purgatório. Caso vá para os pênaltis, as experiências contra Palmeiras, Ceará e Atlético-GO podem ajudar.

Se for sofrido, casca não vai faltar.

(Estatísticas: SofaScore)