Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Vinicius Jr. dribla racismo e Real Madrid parece capaz de superar tudo

Rodrygo e Vinicius Júnior dançam após gol do Real Madrid sobre o Atlético de Madri - Denis Doyle/Getty Images
Rodrygo e Vinicius Júnior dançam após gol do Real Madrid sobre o Atlético de Madri Imagem: Denis Doyle/Getty Images

Colunista do UOL Esporte

19/09/2022 07h37

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O clima no Wanda Metropolitano era hostil, além do que seria normal no maior clássico de Madri.

Havia racismo declarado contra Vinicius Jr., depois de tudo que se discutiu durante a semana, mesclado com a xenofobia que tem sido marcante na Europa em crise econômica e moral.

O jogador brasileiro confrontou com um vídeo em que prometia dançar e passar por cima de qualquer preconceito e foi o que fez em campo, sendo uma das referências do Real Madrid, de drible e velocidade, para cima do Atlético.

E a equipe de Carlo Ancelotti vai encontrando recursos para superar as ausências de Casemiro, agora no Manchester United, e do lesionado Benzema e seguir vencendo.

Na vitória por 2 a 1, Rodrygo foi a opção e a dupla brasileira desmontou o sistema com três zagueiros de Diego Simeone. No primeiro gol, o camisa 21 recebeu cavadinha de Tchouaméni, justamente o substituto de Casemiro no meio-campo, ao lado de Modric e Kroos. Não perdoou Oblak e comemorou bailando com Vinicius.

No segundo, Vinicius Jr., que já havia arriscado uma "lambreta" e não se intimidou em nenhum momento, recebeu de Modric, arrancou e só parou na trave, mas o incansável Valverde apareceu para conferir no rebote. O Atlético diminuiria para 2 a 1 com o gol meio sem querer de Hermoso, que entrou aos 27, marcou aos 38, levou amarelo por reclamação aos 44 e foi expulso por falta aos 46.

De um Atlético inconstante, como vem sendo neste início de temporada. Até teve mais posse (53%) e finalizou 12 vezes, o dobro em relação ao rival, com seis, a metade. Quatro a três no alvo. Porém faltou eficiência.

O time merengue novamente foi preciso e segue na campanha 100%, em seis jogos de La Liga e mais dois na Liga dos Campeões. Com Ancelotti rodando o elenco curto e encontrando soluções para os problemas. O atual campeão espanhol e europeu parece capaz de superar tudo.

Como Vinicius Jr. enfrentou e driblou o racismo que, ainda assim, merece punições mais severas, da liga e das leis.

(Estatísticas: SofaScore)