Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Neymar é o jogador mais odiado da história do futebol?

Neymar, do PSG, briga com jogadores do Reims durante partida do Campeonato Francês - Denis Charlet/AFP
Neymar, do PSG, briga com jogadores do Reims durante partida do Campeonato Francês Imagem: Denis Charlet/AFP

Colunista do UOL Esporte

11/10/2022 06h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O questionamento nasceu na cabeça deste colunista na goleada da seleção brasileira sobre a Tunísia por 5 a 1 no Parc des Princes.

Em um simples amistoso era impressionante a sanha dos adversários, a maioria atuando no futebol francês, para bater e provocar Neymar. Inclusive o zagueiro Bronn, que acabou expulso. Eram nítidas a raiva e a vontade de atingir o camisa dez da equipe de Tite.

Neymar foi alvo de críticas e deboches durante a Copa de 2018. Também coleciona detratores, sendo o último o craque aposentado Marco Van Basten. O holandês, hoje comentarista, chamou o brasileiro de "chorão" e o acusou de "jogar sujo" depois da confusão no empate sem gols entre PSG e Reims. Lembrou a virulência de Joey Barton há alguns anos.

Por isso este que escreve tentou puxar da memória se houve algum jogador mais odiado, ainda que amado por outros tantos na mesma medida.

Cruyff, Romário, Maradona, Cantona, Ibrahimovic, George Best, Stoichkov, Cassano, Gascoine...Todos polêmicos e mais ou menos geniais. Nenhum, porém, gerava tanto incômodo quanto Neymar.

Talvez seja pela personalidade mais condizente com os novos tempos. Muita exposição na mídia e em redes sociais, mas pouco conteúdo. E quando se pronuncia quase sempre é para se vitimizar e provocar, dobrando a aposta.

No campo, simulações de faltas - que diminuíram nos últimos tempos, diga-se - e dribles para humilhar os adversários, além de reclamações desproporcionais com a arbitragem e temperamento explosivo. Tudo que o europeu detesta.

É claro que há fortes doses de racismo e xenofobia nessa "fórmula". Mas Neymar não se ajuda.

Só teremos essa dimensão quando o craque se aposentar. E sabemos que um título mundial com a seleção como protagonista é capaz de expurgar quase todos os pecados.

Mas fica a questão: Neymar é o jogador mais odiado de todos os tempos?