Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Holanda vence Senegal com a lógica pelo avesso entre os goleiros

Gakpo se antecipa ao goleiro Mendy e abre o placar para a Holanda contra Senegal - Alex Grimm/Getty Images
Gakpo se antecipa ao goleiro Mendy e abre o placar para a Holanda contra Senegal Imagem: Alex Grimm/Getty Images

Colunista do UOL Esporte

21/11/2022 15h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sem o lesionado Sadio Mané, um dos trunfos do Senegal campeão africano na estreia do Mundial, além do ótimo zagueiro Koulibaly, era o goleiro Edouard Mendy, ainda que atualmente na reserva de Kepa no Chelsea. Afinal, o arqueiro já foi considerado o melhor do mundo, protagonista no título da Liga dos Campeões 2020/21 pelos Blues.

Já na Holanda, o treinador Louis Van Gaal decidiu na convocação final arriscar na meta, abrindo mão da experiência de Jasper Cillesen e apostando em Andries Noppert, gigante de 2,03 m que atua pelo Heerenveen e fazia sua estreia pela seleção.

A lógica apontava uma chance bem maior do goleiro senegalês se destacar em um jogo grande e o novato, apesar dos 28 anos, demonstrar alguma insegurança. Mas futebol e lógica nem sempre combinam.

Disputa equilibrada, Holanda com mais posse (53%), Senegal finalizando mais: 15 a 10, quatro a três no alvo. Forte pela esquerda, com o rápido Ismaila Sarr para cima de De Ligt, que atuou como um lateral-zagueiro pela direita para dar liberdade para Dumfries atacar como ponta.

Com Blind mais contido como lateral/ala pela esquerda, era Frenkie De Jong quem caía no setor para tentar fazer a bola chegar a Bergwijn, mas o atacante do Ajax perdia a maior parte dos duelos, principalmente físicos, com Koulibaly.

Até Van Gaal começar a mexer e empurrar o meia Cody Gakpo para o ataque com a entrada de Klaassen no lugar de Bergwijn. Antes, Depay substituira Janssen. O ataque holandês enfim ganhara mais presença na área adversária.

Foi o suficiente para De Jong, pela esquerda, levantar na área e Gakpo chegar antes de Mendy para fazer o gol que praticamente resolveu o jogo, aos 39 minutos do segundo tempo. Aos 53, contragolpe holandês e gol de Klaassen, com o goleiro senegalês novamente falhando, dando rebote para um chute fraco de Depay..

Vitória fundamental, pelo peso da estreia. Ainda mais porque a Holanda não participou do último Mundial. Assim confirma o favoritismo no Grupo A.

Também ganha confiança no gol, com Noppert aparecendo bem com quatro defesas, mostrando agilidade apesar da estatura. Ponto para Van Gaal.

(Estatísticas: SofaScore)