Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Rogério Ceni quer repetir a "fórmula Fortaleza" no São Paulo?

Rogério Ceni comanda o São Paulo contra o Atlético-MG - RAFAEL ASSUNÇÃO/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Rogério Ceni comanda o São Paulo contra o Atlético-MG Imagem: RAFAEL ASSUNÇÃO/PERA PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL Esporte

26/12/2022 09h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O maior título da carreira do treinador Rogério Ceni é o brasileiro de 2020 com o Flamengo. Mas o grande trabalho autoral bem-sucedido de um dos maiores ídolos da história do São Paulo foi no Fortaleza.

Não por acaso é tão lembrado em entrevistas e, na polêmica saída do time carioca, tenha sido acusado por um analista de "todo dia pedir um jogador do Fortaleza".

No clube cearense montou um time competitivo e versátil, que sabia atuar de várias maneiras, de acordo com a necessidade. Não só o ataque posicional dos tempos de Flamengo e agora no Tricolor do Morumbi.

Para 2023, o elenco são-paulino vai sendo remodelado. Com mais perdas que contratações, porém o objetivo é ter mais saúde e velocidade. Bem diferente da equipe sem referências para lançamentos, caso precisasse jogar à base de rápidas transições ofensivas. Ou seja, a repetição da "fórmula Fortaleza".

A "barca" teve Reinaldo, Miranda, Luizão, Thiago Couto, Andrés Colorado, Nikão, Marcos Guilherme e Bustos. Igor Gomes está de saída para o Atlético Mineiro e Patrick deve seguir o mesmo caminho.

Chegaram o goleiro Rafael e os atacantes Pedrinho e Wellington Rato. Marcos Paulo, Méndez, David e Alan Franco estão na mira. Uma transformação importante no elenco. Em termos de nomes, sem dúvida, é mais modesto. Mas pode entregar a intensidade e a rapidez sonhadas por Ceni.

A autonomia que faltou no Flamengo e sobrou no Fortaleza, a ponto de sair e voltar com a mesma moral, não vai faltar. A torcida só espera que os resultados sejam bem melhores que os de 2022.