Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O gremista tem direito e razão de estar empolgado com Suárez

Luis Suárez celebra gol do Grêmio sobre o São Luiz - RAUL PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Luis Suárez celebra gol do Grêmio sobre o São Luiz Imagem: RAUL PEREIRA/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL Esporte

26/01/2023 09h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Três jogos, cinco gols. 1,67 chute por partida, 2,6 finalizações e 46 minutos para marcar um gol. Esses são os números de Luís Suárez até agora pelo Grêmio, segundo o SofaScore.

Sim, estamos em janeiro. Sim, os adversários foram São Luiz, Caxias e Brasil de Pelotas. Sim, é época de estaduais que são, cada vez mais, extensões da pré-temporada.

Mas não deixa de ser um início promissor do histórico atacante uruguaio, um dos melhores deste século. Com 36 anos e vivendo a primeira experiência no futebol brasileiro.

Movimentação inteligente, procurando atalhos e espaços livres. Bom posicionamento e, principalmente, eficiência nas finalizações. Faz mais com menos até aqui.

O Grêmio viverá uma temporada que tem as suas dificuldades no retorno à Série A. Há sempre alguns "bloqueios" na retomada da confiança como time grande, um dos maiores vencedores do país. Suárez pode ser fundamental nesse momento.

A torcida está em êxtase ao ver em campo, mesmo veterano, um jogador que antes só podia habitar o imaginário enquanto brilhava por Liverpool, Barcelona e Atlético de Madri ou ser do seu time apenas no videogame. Agora está ali, na Arena em Porto Alegre.

Deve evoluir junto com a equipe ou puxá-la para cima com gols e carisma. Não poderá estar em campo sempre, mas tem tudo para ser fundamental em momentos decisivos. Especialmente na Copa do Brasil, que deve ser tratada como prioridade, mais uma vez, por Renato Gaúcho.

Há razão para o gremista estar empolgado neste início de ano. Também direito de ficar otimista, até porque a vida sempre melhora com esperança.