Topo

Bruno Andrade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Cinco nomes disputam quarta vaga de zagueiro na seleção brasileira

Lucas Veríssimo não joga desde novembro de 2021, mas segue na mira da seleção brasileira - Gualter Fatia/Getty Images
Lucas Veríssimo não joga desde novembro de 2021, mas segue na mira da seleção brasileira Imagem: Gualter Fatia/Getty Images

Colunista do UOL

23/08/2022 11h01

Com Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid) garantidos, a seleção brasileira vê cinco nomes mais fortes na disputa pela quarta e última vaga na defesa para a Copa do Mundo no Qatar.

Até pelas últimas convocações e também pelo desempenho atual, Gabriel Magalhães está levando a melhor. Tem sido um dos principais destaques do Arsenal, que hoje lidera a Premier League, com nove pontos (três vitórias em três jogos).

Fora dos gramados desde novembro do ano passado, quando passou por uma cirurgia no joelho direito, Lucas Veríssimo ainda não é carta fora do baralho. O jogador do Benfica continua com moral dentro da comissão técnica, que, inclusive, está em Lisboa para acompanhar a recuperação da lesão.

A ideia de Tite e companhia é perceber se, de fato, Veríssimo, ex-Santos, vai cumprir a previsão inicial e ficar à disposição do time encarnado já agora em setembro, quando, no fim do mês, a seleção tem pela frente amistosos contra Gana (23) e Tunísia (27), ambos na Europa.

Outros dois atletas vão ser avaliados de perto nos próximos dias por Matheus Bachi (auxiliar) e Fabio Mahseredjian (preparador físico). A dupla planeja assistir ao duelo entre Juventus e Roma, no sábado, em Turim. Olhar em cima de Bremer e Ibañez.

Na Itália desde 2018, Bremer, recém-contratado pela Juve, num negócio de aproximadamente 40 milhões de euros, entrou de vez no radar da seleção brasileira agora que está jogando numa linha defensiva de quatro - atuava no Torino numa linha de três.

Ex-Fluminense, Ibañez, por sua vez, ganhou preponderância no time romano na temporada passada, sendo campeão da Liga Conferência, e atualmente é um dos homens de confiança do português José Mourinho. Está, inclusive, na mira de clubes ingleses.

No Brasil, uma alternativa que também agrada nos bastidores e está em equação é Léo Ortiz. O defensor do Red Bull Bragantino já foi convocado por Tite em três oportunidades.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na legenda da foto, Lucas Veríssimo não joga desde novembro de 2021, e não desde novembro de 2022. O erro foi corrigido.