Topo

Bruno Andrade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Neymar vai a julgamento final na Espanha por contrato com Barcelona

Neymar trocou Barça pelo PSG em 2017 - Nir Keidar/Getty Images
Neymar trocou Barça pelo PSG em 2017 Imagem: Nir Keidar/Getty Images

Colunista do UOL

08/10/2022 11h36

O julgamento final de Neymar na Espanha por supostas irregularidades na transferência para o Barcelona em 2013 vai ter início no próximo dia 17 de outubro. Todo o processo no Tribunal de Barcelona deve durar mais de dez dias.

Hoje no PSG, o craque brasileiro, segundo o Blog apurou, chegou a pedir dispensa, mas o juiz não aceitou, por se tratar de uma investigação criminal. Todos os presentes na negociação com o Santos estarão presentes, entre eles Sandro Rossell, ex-presidente do Barça, e Odilio Rodrigues Filho, ex-presidente do Peixe.

A Promotoria espanhola pede dois anos de prisão para o jogador. Ao todo, são 37 acusações (crime de corrupção entre particulares, por exemplo). O caso surgiu em 2015 por denúncia da DIS, antigo fundo de investimentos que detinha os direitos econômicos do atleta à época do acordo com o clube catalão.

Oficialmente, o Barcelona informou que o valor da transferência foi fechado em 57,1 milhões de euros. Depois de anos de apurações, a Justiça passou a suspeitar que o valor real foi de 83,3 milhões de euros - diluído em contratos paralelos para maquiar o original.

Além do tempo de prisão, o Fisco espanhol cobra uma indenização de aproximadamente 150 milhões de euros (R$ 760 milhões). Parte do montante seria repassada à DIS.