Topo

Bruno Andrade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Com seleção de olho, Lucas Veríssimo vai voltar a jogar após quase um ano

Lucas Veríssimo está treinando sem limitações desde setembro no Benfica - Carlos Rodrigues/Getty Images
Lucas Veríssimo está treinando sem limitações desde setembro no Benfica Imagem: Carlos Rodrigues/Getty Images

Colunista do UOL

22/10/2022 10h31

Depois de quase um ano fora de combate, Lucas Veríssimo vai voltar a entrar em campo, neste sábado (22), às 16h30 (horário de Brasília), em Portugal. A pedido do próprio zagueiro, o Benfica resolveu colocá-lo para jogar pelo time B, diante da B SAD, a contar pela segunda divisão. Inicialmente, a ideia é uma atuação de pelo menos 45 minutos.

Com total aval do departamento médico dos encarnados, o defensor tem treinado sem limitações desde setembro, mas ainda não foi relacionado por Roger Schmidt para defender o time principal, atual líder da primeira divisão (com seis pontos de vantagem para o Porto). O processo de retorno tem sido tratado de forma cautelosa.

A CBF tem acompanhado com bastante atenção toda recuperação de Veríssimo, que passou por uma cirurgia no joelho direito no fim de 2021. O ex-santista continua a ser um dos nomes mais fortes para Tite para ocupar a quarta vaga na defesa para a Copa do Mundo, atrás apenas de Thiago Silva (Chelsea), Marquinhos (PSG) e Éder Militão (Real Madrid).

A comissão técnica da seleção brasileira, inclusive, vai assistir pela televisão ao jogo do Benfica B diante da B SAD - o duelo tem transmissão pelo canal oficial do clube da Luz (BTV). Nos bastidores, há a confiança de que o zagueiro de 27 anos foi mesmo colocado na pré-lista de até 55 nomes para o Qatar - a convocação final, com 26, vai ser divulgada no dia 7 de novembro.

Última vez em campo

A grave lesão no joelho direito de Lucas Veríssimo aconteceu no dia 7 de novembro de 2021. Participou apenas nos primeiros 34 minutos na goleada por 6 a 1 do Benfica em cima do Braga.