Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Dirigente português recorda: 'Abel é um treinador fácil de trabalhar'
Paulo Meneses conhece Abel Ferreira como poucos. O dirigente português viu o palmeirense fazer a transição de jogador para treinador no Sporting, entre 2011 e 2012, e, poucos anos depois, foi um dos responsáveis por acompanhar de perto a reta final do principal trabalho dele em Portugal, mais especificamente no Braga, de 2017 a 2018.
"Minhas lembranças do Abel são as melhores. Desde o final da sua carreira como jogador - cruzei com ele no Sporting quando começou a dar os primeiros passos como treinador da Academia do Sporting - que o Abel sempre demonstrou duas características fundamentais: uma vontade inesgotável de aprender, um estudioso nato, e uma personalidade e valores muito vincados. No Abel nada é só aparência. Se há algo que se pode esperar do Abel é a sua frontalidade em todos os momentos, aliando isso a uma simplicidade e capacidade de dialogar que faz dele um treinador com quem é muito fácil de trabalhar", destacou Meneses, hoje Head of Recruitment (Chefe de Recrutamento) do próprio Braga, em entrevista ao UOL Esporte.
"O sucesso que alcançou coloca-o já como um treinador de elite a nível mundial. Pessoalmente destaco a sua capacidade de organização. O Abel é um treinador de estrutura. Atrevo-me a dizer que nunca ninguém o ouvirá colocar o 'eu' acima do 'nós'. A própria forma como ele trabalha com a sua comissão técnica é peculiar. Ele acredita profundamente que só terá sucesso se todo o staff técnico funcionar 100%. Talvez por isso a sua exigência com todos, sem exceção. Não é incomum vê-lo preocupado com algo que aparentemente pouco tem a ver com o treino ou o jogo mas que para ele é importante também", completou.
Campeão em seis oportunidades com o Verdão, em especial o bicampeonato da Copa Libertadores, Abel é famoso por ser um profissional explosivo e temperamental. Paulo Meneses concorda, mas também vê por outro lado: paixão pela competição.
"No jogo talvez ele seja mais expansivo nas reações, mas igual na forma apaixonada como vive a sua profissão. Recordo-me dos seus tempos no Braga a grande capacidade de liderança que conseguia transmitir não só para os jogadores, mas para toda a estrutura. Tinha a preocupação que todos eram fundamentais para o sucesso, sempre muito preocupado com o trabalho da equipe nos treinos e jogos, e também com a forma como todos do departamento funcionavam", explicou.
Aos 44 anos, Abel Ferreira tem contrato com o Palmeiras até dezembro de 2024, já recebeu diversas ofertas para voltar a Europa e, neste momento, é um dos nomes no Brasil no radar da seleção brasileira.
"Aquilo que tem sido a trajetória do Abel como treinador demonstra que ele é um treinador de elite, que pode trabalhar em qualquer cenário de exigência a nível mundial, até porque conseguiu triunfar e mostrar qualidade em circunstâncias e contextos variados. Ele tem também essa capacidade que é adaptar aquilo que são as suas ideias aos contextos e cenários que se lhe colocam", finalizou.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.