Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Resposta de Romeu Tuma Junior a textos da Coluna de Juca Kfouri

Romeu Tuma Junior, Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista, vem, apresentar resposta a duas matérias veiculadas pelo site UOL, mais precisamente, em coluna assinada por Jose Carlos Amaral Kfouri, do Blog do Juca Kfouri, intituladas "Citadini interpela o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians" e "O que Cássio e Paulinho não contarão sobre a saída deles do Corinthians", datadas de 29/05/24 e 30/05/24.

Em ambas as matérias veiculadas, o jornalista Juca Kfouri desinforma o leitor ao citar fatos inverídicos relacionados a minha atividade como Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista. Ademais, as informações constantes da coluna do jornalista estão descontextualizadas quando em cotejo com o Estatuto do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista.

Tivesse o cuidado de buscar ouvir esse signatário ou, ao menos, melhor se informar, como orienta a boa conduta jornalística, ética e profissional, teria ao menos respeitado o leitor do UOL e evitado a disseminação de fake news e as práticas de calúnia injúria e difamação.

Por primeiro e com maior gravidade, no texto "O que Cássio e Paulinho não contarão sobre a saída deles do Corinthians", o jornalista afirma:

"Daí crescer o movimento que envolve conselheiros das mais diversas tendências para apurar o que acontece no clube, embora com dificuldade de fazer agir o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, que tenta empurrar com a barriga a urgente investigação interna pedida por mais de 80 conselheiros e com tendência a aumentar nos próximos dias.

A situação é delicada porque não são poucos os que temem um eventual impeachment de Augusto Melo como a porta aberta para a volta do grupo Renovação e Transparência, o que levou o clube à atual situação.

Tuma faz perigosa e dissimulada tabelinha com Melo e se vale de artimanhas concedidas pelo estatuto do clube para adiar a assembleia que tem obrigação, por causa do mesmo estatuto, de convocar.

Se não o fizer até o próximo dia 10 de junho, como se comprometeu de boca, terá de fazê-lo por meio de ação judicial.

Mesmo longe e silenciosos, em nome das ligações eternas que têm e terão com o Corinthians, Cássio e Paulinho agradecerão em nome da Fiel."

Continua após a publicidade

O direito de resposta neste caso é medida de justiça, uma vez que o jornalista, em contrariedade ao dever de prudência com a informação que veicula a milhares de pessoas, especialmente e principalmente usando da credibilidade do UOL, afirma, categoricamente, que o Presidente do Conselho Deliberativo "tenta empurrar com a barriga" uma investigação já solicitada por conselheiros, em claro tom difamatório, ao atribuir ao Presidente do Conselho omissão dolosa e má condução do tema, sem a apresentação de provas do quanto ao alegado.

Vai além ao dizer que o Presidente do Conselho faz "perigosa e dissimulada tabelinha" com o Presidente do clube, valendo-se de "artimanhas", ou seja, ato de astúcia dolosa voltado a impedir uma assembleia que investigue as supostas irregularidades do contrato de patrocínio, fatos inverídicos uma vez que sequer foi requerida tal assembleia.

Todas as providências que são de minha competência nos termos do Estatuto, foram tomadas, repito, nos termos do Estatuto, e não de forma arbitrária e mesmo ilegal, como muitos, podem crer possível ou mesmo desejar que eu fizesse. O Conselho do Corinthians respeita o Estatuto Social que lhe rege, não a vontade de quem quer que seja.

Nesse sentido, fácil seria verificar que jamais alguém que ocupou o cargo que ocupo - por eleição dos Conselheiros que foram eleitos pelos associados - fez algo parecido, muito ao contrário, não há "gaveta" na minha gestão.

Na última reunião do Conselho, todos os presentes concordaram que os procedimentos que determinei estão integralmente de acordo com as regras estatutárias, regimentais e solicitadas por mais de 70 (setenta) conselheiros que apresentaram requerimento a mim. Descontentes estão aqueles que sofrem de abstinência de poder e das regalias que não tem mais.

Na notícia "Citadini interpela o presidente do Conselho Deliberativo do Corinthians", Juca Kfouri reposta texto atribuído ao Conselheiro Antônio Roque Citadini, fazendo crer, por meio do título da matéria, que o supracitado Conselheiro teria interpelado o Presidente do Conselho Deliberativo quanto a "irregularidades no contrato de patrocínio da empresa 'Vai de Bet'". Entretanto, o Presidente do Conselho Deliberativo em momento algum foi interpelado pelo conselheiro Citadini, uma vez que o Conselheiro ficou ausente de grande parte da última reunião do Conselho, alegando que tinha "convidados em casa". Inclusive, tal comunicação foi encaminhada por e-mail, o qual foi acolhido, impresso e juntado nos autos da apuração da Comissão de Justiça do Conselho Deliberativo, ainda que enviado por e-mail sem protocolo na secretaria do órgão, o que prova justamente o contrário do que tenta fazer crer a matéria publicada pelo colunista no site do UOL.

Continua após a publicidade

Ao intitular um artigo para divulgação completamente descontextualizado do que nele está redigido, mostra claramente que sua intenção é, tão somente, a de gerar repercussão e audiência, ainda que ao custo da imagem e reputação de terceiros e da própria credibilidade do UOL Nesse sentido recomendo, mais uma vez, que cumpra suas obrigações como todo sócio, conheça o Estatuto e participe das eleições.

Se um e-mail foi a mim direcionado com pedido de diligências, por óbvio, lendo-o com atenção, verá que as providências adequadas foram tomadas, caso contrário, nada teria a mim sido dirigido.

Por fim, ao se portar como jornalista que "entende de Corinthians" deveria estar mais atento sobre o que pretende informar, sendo recomentado que leia o Estatuto do Clube e o Regimento Interno do Conselho Deliberativo para evitar comprometer a credibilidade do site onde trabalha, pois divulgar em espaços de concessão pública textos e mensagens ou mesmo informes, sem checar a veracidade, poderá causar mais danos a terceiros bem como ao próprio veículo de divulgação.

São Paulo, 31 de maio de 2024

Romeu Tuma Junior

Presidente do Conselho Deliberativo do Sport Club Corinthians Paulista

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes