Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Brasil estreia com força neste sábado nas Paralimpíadas de Inverno
Depois de decisão polêmica e de pressão dos países por causa da possível participação da Rússia e Belarus, os Jogos Paralímpicos de Inverno têm início hoje, 4 de março, em Pequim, na China. O evento irá contar com contar com cerca de 650 atletas que disputarão seis modalidades: esqui alpino, biatlo, esqui cross-country, hóquei em trenó, snowboard e curling em cadeira de rodas. A abertura das Paralimpíadas será na manhã de hoje. O Brasil, que participa do evento pela terceira vez e contará com a maior equipe em uma edição dos Jogos de Inverno: seis atletas, sendo cinco homens e uma mulher.
Abertura
A cerimônia de abertura será no Estádio Ninho do Pássaro, a partir das 9h (horário de Brasília). No desfile, o Brasil será representado pelos porta-bandeiras Aline Rocha e Cristian Ribeira, atletas do esqui cross-country. O evento contará com representantes de 46 países, entre eles a Ucrânia, que era uma incógnita, já que não se tinha certeza que os atletas deste país que está em guerra conseguiriam participar da competição. A Ucrânia é uma potência paralímpica mundial e ficou em sexto lugar no quadro medalhas dos Jogos Paralímpicos de Verão, 2021, em Tóquio.
Rússia e Belarus excluídos dos Jogos
Nesta quinta-feira, 4/3, o IPC (Comitê Paralímpico Internacional) voltou atrás na decisão de permitir que os atletas de Rússia e Belarus participassem dos Jogos. As novas punições só foram anunciadas depois de a entidade ser pressionada por outros países, que ameaçaram não competir nos Jogos. Nessa quarta-feira (3), o IPC publicou um comunicado permitindo que atletas russos e bielorrussos participassem como "neutros", sem suas bandeiras e sem serem citados no quadro de medalhas.
Segundo o IPC, a participação da Rússia e Belarus causaria um caos no evento e o órgão se viu obrigado a prezar pela segurança e integridade de todos os países. Andrew Parsons, presidente do IPC, revelou que foi extremamente pressionado e corria o risco inclusive de boicote dos países e de a competição não ocorrer.
Mascote
Com o nome Shuey Rhon Rhon, ela é uma lanterna criança chinesa. A lanterna chinesa é um símbolo cultural milenar associado à colheita, celebração, prosperidade e brilho. O vermelho é a cor mais auspiciosa e festiva do país e é ainda mais apropriada porque os Jogos coincidirão com as celebrações do Ano Novo Chinês em fevereiro e março de 2022.
A mascote simboliza o calor inspirador, a amizade, a coragem e a perseverança dos atletas paralímpicos que iluminam os sonhos de milhões de pessoas todos os dias.
Locais de competição
Os locais das competições foram divididos em três zonas: centro de Pequim, Yanqing e Zhangjiakou e a abertura, um dos momentos mais marcantes do evento, que acontecerá no Estádio Nacional de Pequim, contará com Aline Rocha e Cristian Ribera, do esqui cross-country, como porta-bandeiras do Brasil nas Paralimpíadas de Inverno de Pequim. Além dos dois atletas, Cassiana Pisanelli, médica da delegação em Pequim, e Anders Peterson, chefe da delegação brasileira na China, também vão desfilar no Ninho do Pássaro.
Onde assistir
A transmissão dos Jogos no Brasil será realizada pelo canal do SportTV2. O Brasil entra em ação no sábado, 5/3, a partir das 23h (horário de Brasília), para disputar as classificatórias da prova longa (18km) de esqui cross country masculino. Quatro dos seis brasileiros da delegação brasileira entrarão em ação: Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos vão disputar as classificatórias da prova longa (18km) de esqui cross-country masculino. Confira a programação completa dos atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim 2022 e onde assistir:
Sexta-feira, 4 de março
9h - Cerimônia de abertura
VT no Sportv2, a partir das 13h
Sábado, 5 de março
23h - Esqui cross-country masculino 18km (Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos)
Ao vivo no Sportv 2
Domingo, 6 de março
0h - Classificatórias do snowboard cross (André Barbieri)
Ao vivo do Sportv 2;
0h50 - Finais do esqui cross-country feminino 15km (Aline Rocha)
Ao vivo no Sportv 2
Segunda-feira, 7 de março
0h30 - Finais do snowboard cross
Flashes no Sportv 2
Terça-feira, 8 de março
23h - Classificatórias do esqui cross-country masculino e feminino sprint (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).
Ao vivo no Sportv 2
Quarta-feira, 9 de março
1h - Semifinais e finais do esqui cross-country masculino e feminino sprint.
Ao vivo no Sportv 2
Sábado, 12 de março
1h - Finais do snowboard banked slalom (André Barbieri).
Flashes no Sportv 2
1h30 - Finais do esqui cross-country masculino e feminino média distância (Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley Santos).
23h - Revezamento misto do esqui cross-country.
Ao vivo no Sportv 2
Domingo, 13 de março
9h - Cerimônia de encerramento
Ao vivo no Sportv 2
Abraços aquáticos e boa sexta-feira pra todos
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.