Topo

Clodoaldo Silva

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abril com show de resultados dos atletas paralímpicos em competições

Jovane Guissone conquista ouro na  Copa do Mundo de Esgrima - Takuma Matsushita/CPB
Jovane Guissone conquista ouro na Copa do Mundo de Esgrima Imagem: Takuma Matsushita/CPB

17/04/2022 04h00

Nas duas últimas semanas, atletas de várias modalidades paralímpicas movimentaram o cenário nacional e internacional com resultados expressivos. Entre as feras estão atletas renomados como Petrúcio Ferreira, que ratificou seu favoritismo quebrando suas próprias marcas e batendo recordes mundiais nos 100 e 200 m e Jovane Guissone que conquistou na Copa do Mundo de esgrima. O atleta revelação de 2021 Gabriel Araújo bateu seis recordes mundiais em um mês de competições. Pelo jeito, Paris será pequena para o menino.

Competições classificatórias nacionais e internacionais colocam o mês de abril como um divisor de águas desde o início da pandemia. As competições entram nos eixos e os atletas iniciaram um ciclo paraolímpicos, que desta vez é menor, com tudo.

Jovane Guissone leva ouro na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas

Jovane Guissone, 39, conquistou a medalha de ouro na Copa do Mundo de Esgrima em Cadeira de Rodas, nesta quinta-feira, 14, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Na decisão do florete B, o brasileiro, medalha de prata nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, derrotou o iraquiano Ammar Ali, 36, por 15 a 12.

O torneio se encerrará amanhã, 17. Ao todo, 244 atletas participam da competição promovida pela Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS).

Campeonato Mundial de Natação

O Circuito Nacional de Natação selecionou 14 nadadores para o Campeonato Mundial, que irá ocorrer em junho, em Portugal. Além destes nadadores, os cinco brasileiros que conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, Carol Santiago (S12), Gabriel Araújo (S2), Gabriel Bandeira (S14), Talisson Glock (S6) e Wendell Belarmino (S11), e a nadadora gaúcha Larissa Rodrigues (S3)que atingiu índice no World Series, em Berlim, na Alemanha, também já garantiram vaga para a competição em solo português.

Seleção Brasileira de Futebol de Cegos derrotou Argentina e levou a Copa Tango

A Seleção Brasileira de futebol de cegos conquistou no último dia 8 de abril, o bicampeonato da Tango Cup, torneio disputado em Buenos Aires. Na final, os brasileiros derrotaram a Argentina por 1 a 0, com gol do ala Maicon.

Este mesmo troféu já havia sido erguido pelos brasileiros em 2019. Mesmo sem os principais nomes da equipe, como Nonato, Jefinho e Ricardinho, poupados pelo técnico Fábio Vasconcelos para esta edição, o Brasil impôs a 30ª derrota em 56 duelos contra a Argentina. Foi também a 24ª decisão pelo ouro entre os dois países, com ampla vantagem verde e amarela, que agora ostenta 21 títulos e somente três vices ao longo da história.

Tiro Esportivo

A Copa Brasil de tiro esportivo realizada na primeira dezena de abril, não teve muitas surpresas. Apesar de notável melhora no nível da pontuação dos atiradores, nenhum índice foi obtido por atletas não classificados anteriormente. Apenas o paulista Alexandre Galgani e o capixaba Bruno Kiefer superaram as marcas exigidas pelo departamento técnico da modalidade. Porém, ambos já haviam registrado as marcas. Além deles, a catarinense Jéssica Michalack també está habilitada para os próximos eventos internacionais de tiro esportivo. Além da Copa do Mundo, o calendário internacional do tiro esportivo para esta temporada com o Mundial, no fim do ano, nos Emirados Árabes. Nacionalmente, o segundo semestre contará com mais uma etapa do Meeting Paralímpico e o Campeonato Brasileiro.

Bocha

A Seleção Brasileira de bocha foi convocada para a disputa da etapa da Copa do Mundo 2022 (World Boccia Cup) do Rio de Janeiro, que será realizada entre os dias 25 de abril e 02 de maio no Parque Olímpico, na Arena Carioca 1. A lista dos atletas foi divulgada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE).

A competição servirá como um "aquecimento" para o Mundial de Bocha em dezembro, quando também o mesmo local na capital fluminense será o palco das disputas. Antes, haverá ainda outra etapa da Copa do Mundo, em Portugal, na metade do ano.

Pela Copa do Mundo, competidores de 18 países se enfrentarão em eventos individuais, pares e equipes, num total de 218 inscritos, entre atletas e comissão técnica.

Convocados:


Equipe BC1/BC2:

André Barroso Filho - ADD/MS
Andreza Vitoria de Oliveira - UFPE/PE
Maciel Santos ADMC/SMEL Mogi
Iuri Silva - APARN

Par BC3:

Evelyn Oliveira - SESI/SP
Mateus Carvalho - CDDU/Praia Clube/Uberlândia
Evani Calado - APT/SP

Par BC4:

Eliseu dos Santos - ADFP/PR
Marcelo dos Santos - APP/PR
Ercileide Silva - ADEFU/MG

Abraços aquáticos para todos e excelente domingo para todos!