Topo

Danilo Lavieri

Governo avaliza troca de datas do Paulista e mina argumento do Botafogo-SP

Colunista do UOL

16/07/2020 17h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Governo Federal deu aval à Federação Paulista de Futebol para promover as trocas no regulamento para o retorno do Estadual a partir do dia 22 de julho. O documento obtido pelo blog é assinado pelo Secretário adjunto Especial do Esporte, André Barbosa Alves, e derruba o principal argumento do Botafogo-SP contra a volta da competição.

A FPF fez a consulta ao Ministério da Cidadania para evitar problemas jurídicos no futuro e recebeu o "ok" das autoridades federais. As principais mudanças são as de datas das partidas e a reabertura das inscrições para permitir que os times se reestruturassem após a paralisação causada pela pandemia de Covid-19. Vários times perderam jogadores que só tinham contrato até maio e já não poderiam mais atuar a partir do próximo dia 22, quando a bola rola novamente.

No último dia 9, o Botafogo-SP manifestou indignação com o retorno do Paulista durante uma reunião virtual, disse não ter tido condições de treinar por conta do agravamento da pandemia em Ribeirão Preto e ainda ameaçou ir à Justiça por conta das mudanças da regra. A ideia era "melar" o campeonato e evitar o iminente rebaixamento.

Depois, no dia 12 deste mês, o time do interior de São Paulo ainda enviou uma notificação extrajudicial à FPF afirmando que as mudanças nas regras iam contra a legislação e contra o Estatuto do Torcedor, fato que não foi corroborado pelo Governo Federal.