Baile do Inter evidencia falta de espírito de campeão para o São Paulo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O São Paulo cumpre um roteiro inacreditável para perder o título do Campeonato Brasileiro. A derrota por 5 a 1 para o Internacional hoje em pleno Estádio do Morumbi foi a mais acachapante da sequência e a que deixou bem claro que falta uma das qualidades mais importantes para time de Fernando Diniz nesta reta final: espírito de campeão.
É dispensável dizer que o nível de futebol também caiu em relação ao período em que o time conseguiu abrir uma distância na liderança, mas o que mais chama a atenção ao assistir aos jogos do Tricolor é que o time não joga como se quisesse ser campeão.
Falta vontade na marcação, falta acreditar na bola que já está perdida, falta jogar como se fosse o último jogo da vida. Alguns atletas parecem nem se incomodar com a derrota durante os 90 minutos. É impossível jogar as 38 partidas no mais alto nível, mas todos os últimos campeões, inclusive o Flamengo de Jorge Jesus, conseguiram compensar a queda técnica em determinado momento com a força de vontade.
Chama a atenção que esse não é um diagnóstico desconhecido da comissão técnica. Fernando Diniz não para de gritar por um momento na beira do gramado e às vezes parece ser a pessoa do campo com mais vontade de ganhar. Márcio Araújo, seu auxiliar, disse à Globo, inclusive, que um dos pedidos no intervalo do jogo de hoje foi "jogar como campeão".
O São Paulo foi eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores e não pode nem colocar na carga física a culpa pela queda. O time do Morumbi também não teve um surto de covid que prejudicou muitos atletas de uma vez só.
É possível que a seca de títulos pressione ainda mais o time do Morumbi na busca pela vitória. Mas mesmo toda essa pressão não pode ser suficiente para justificar uma goleada deste tamanho em jogo que vale a liderança do Nacional. O elenco tem muitos jovens, mas também tem atletas que já têm rodagem o suficiente para tentar uma correção de rumo. A questão é que hoje ela parece improvável.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.