Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Copa do Nordeste supera estaduais e comemora engajamento nas redes sociais

Bahia vence Ceará e é campeão da Copa do Nordeste 2021 - MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Bahia vence Ceará e é campeão da Copa do Nordeste 2021 Imagem: MARLON COSTA/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

27/05/2021 12h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Copa do Nordeste fechou a edição de 2021 comemorando recordes e estreias nas redes sociais. Em levantamento considerando o período de disputa do torneio, a repercussão da competição superou todos os estaduais do país e competiu em igualdade com outras ligas pelo mundo.

O índice pode não causar tanta comoção entre os torcedores, mas é extremamente importante para que a competição consiga valorizar a sua marca e rentabilizar em cima do sucesso de repercussão.

Aqui no país, a competição teve 12,9 milhões de interações, superando o Brasileirão, com 11,5 milhões, o perfil brasileiro da Libertadores, com 5,9 milhões, a Copa do Brasil, que teve 4,2 milhões, e também o Paulista e o Carioca, que, somados, não chegam a 5 milhões. A liderança também se repete no quesito visualizações, onde os nordestinos tiveram 44,7 milhões.

Considerando a repercussão nas Américas, a Copa do Nordeste perde para o perfil em espanhol da Libertadores, mas supera a Liga do México e a MLS, além dos outros nacionais que não aparecem nem entre os cinco primeiros.

Neste mesmo período, a Copa do Nordeste ficou na quinta posição em interações considerando como concorrentes as outras competições entre times do mesmo país. A liderança é da La Liga, seguida pela Premier League, pela Bundesliga e pela Série A.

Nesta temporada, a competição entre os clubes do nordeste entrou para a história como a primeira a transmitir um jogo no TikTok, onde conseguiu a marca de maior número de visualizações na América do Sul.

A competição investiu em transmissões em plataformas alternativas como a Twitch, e teve divulgação também em pay-per-view próprio, além do SBT e FOX.