Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Gustavo Scarpa já merece mais uma vaga na seleção do que Everton Ribeiro

Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Gustavo Scarpa contra o Sport - Paulo Paiva/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol de Gustavo Scarpa contra o Sport Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Colunista do UOL

04/07/2021 18h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O futebol apresentado no último mês por Gustavo Scarpa é superior ao que apresenta Everton Ribeiro no Flamengo neste momento. Hoje (4), o meia do Palmeiras fez o gol da vitória em cima do Sport, manteve a sua sequência recente de ser o melhor em campo na equipe de Abel Ferreira, que continua a sua ascensão no Brasileirão.

Em vários momentos em que o time do Palestra Itália para em campo, é ele que consegue tirar a monotonia na criação. Sua bola parada também é perigosíssima. Hoje, ao ser substituído, provavelmente por questões físicas, viu seus companheiros recuarem demais e segurarem a vitória sofrendo até o último lance.

Com liberdade para atuar centralizado e caindo pelos lados dependendo do momento da partida, Scarpa faz o papel que já o colocou no radar da seleção brasileira na época em que ele ainda atuava pelo Fluminense.

Naquela ocasião, o jogador chegou a ser convocado por Tite para um amistoso e recebeu elogios por "saber flutuar". A comissão técnica da seleção ainda o observa com essa característica e coloca o atleta diretamente na concorrência com Everton Ribeiro por um espaço.

No jogo de hoje, ele fez seu gol aparecendo como camisa 9 para finalizar jogada de Danilo, que, aliás, também está apresentando um excelente desempenho. Felipe Melo, escalado como zagueiro, é outro que merece elogios, dando sustentação para que Scarpa e Veiga consigam criar.

Everton Ribeiro já mostrou mais futebol durante a sua carreira e foi bem mais decisivo desde os tempos de Cruzeiro e na sua atual passagem pelo Flamengo, mas está longe do seu melhor momento. Até Tite admitiu que aposta no meia mesmo sem vê-lo no seu auge por apostar na retomada.

Fora da última lista que disputou dois jogos das Eliminatórias e a Copa América, que ainda está em andamento, Gustavo Scarpa poderá ser lembrado para representar o país em setembro, em mais uma rodada em busca da vaga na Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Ele poderia atuar justamente em um setor em que Tite tanto sofre para achar um jogador que consiga dar o ritmo ao meio-campo.

Você também pode seguir o blog no Twitter ou no Instagram

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL