Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Charge de parceiro ironiza imprensa e piora situação do São Paulo

Charge de Milton Trajano ironiza imprensa com notícia de patrocinador do São Paulo - Reprodução
Charge de Milton Trajano ironiza imprensa com notícia de patrocinador do São Paulo Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

19/08/2021 14h17Atualizada em 21/08/2021 12h13

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma charge feita pelo cartunista Milton Trajano, com o patrocínio da Sportsbet.io, tentou ironizar a imprensa e só piorou a situação do São Paulo com a sua propaganda enganosa sobre o time ter assinado o maior patrocínio de sua história com a casa de apostas.

No desenho, uma foca, que simboliza uma pessoa novata em redações, conversa com um chefe sobre ter conseguido provar que o discurso propagandeado pela diretoria do Tricolor não é verdadeiro.

A charge dá a entender que a imprensa esperou a eliminação do São Paulo na Libertadores para a publicação do fato. Ela não está mais no ar na página de Milton. Em contato com o blog, ele se explicou: "Foi decisão minha. A ideia não era polemizar, mas questionar o timing da noticia com a eliminação", explicou.

A página do cartunista ainda tem vários outros posts patrocinados pela empresa, marcados como publicidade no Instagram com "parceria paga com Sportsbet.io". Algumas dessas publicações criticam, além da imprensa, o lateral direito Daniel Alves, o goleiro Tiago Volpi e o médico do clube, Dr. José Sanchez. O blog também tentou contato com o Sportsbet.io, mas ainda não conseguiu.

Sempre que uma notícia ruim é publicada, torcedores e clubes tentam desmerecer o fato de alguma forma. Se fosse publicada antes de a bola rolar contra o Palmeiras, o discurso seria "estão querendo tumultuar o ambiente às vésperas de uma decisão". Como foi depois, a ideia é afirmar que os jornalistas querem piorar o ambiente após a eliminação.

O fato é que o papel da imprensa não é agradar torcedor, clube, presidente ou quem quer que seja, mas, sim, publicar a verdade. É trabalho do jornalista comprovar a veracidade do que foi divulgado e, neste caso, Globo Esporte e UOL mostraram que Júlio Casares e companhia mentiram no anúncio.

Além de não ser o maior patrocínio da história do clube, o Sportsbet.io ainda tem a prerrogativa de rescindir o contrato a partir de 2023 ou em caso de rebaixamento. Apesar de os números não comprovarem a tese, o São Paulo manteve, por meio de declaração de seu diretor de marketing, Eduardo Toni, a tese de que esse é o maior contrato da história.

Uma das justificativas é que o São Paulo tem metas a bater para aumentar o valor. Como mostrou o UOL hoje (19), se o São Paulo ganhar tudo em 2022, o bônus é de R$ 3 milhões, o que significa menos do que o prêmio pago só pela Federação Paulista para o campeão do Paulista.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram