Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Liverpool tenta barrar trio de Eliminatórias, mas não preocupa seleção
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
*Com Gabriel Carneiro, do UOL, em São Paulo
O Liverpool enviou, nos últimos dias, uma carta para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para tentar barrar as convocações de Roberto Firmino, Alisson e Fabinho para representar a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo em setembro.
O time inglês explicou no documento que tem preocupações por conta da quarentena que eles teriam de fazer ao retornar à Inglaterra por conta das restrições de covid-19, como mostrou mais cedo o jornal inglês Daily Mail e confirmou o blog.
A questão, no entanto, não preocupa a seleção brasileira. O entendimento é que a convocação está pautada no regulamento da própria Fifa, que reserva dias específicos para os atletas representarem seu país.
Já houve, em outras ocasiões, o mesmo tipo de movimento dos clubes europeus. Em março, em meio ao debate sobre a realização ou não das rodadas de Eliminatórias por causa da pandemia, a Fifa chegou a sinalizar que os clubes que enfrentassem resistência de seus países por conta da quarentena não precisariam liberar os atletas.
No fim, a ideia não foi colocada em prática porque os jogos foram cancelados pela Conmebol. É justamente por isso, inclusive, que a rodada para a qual o trio foi convocado será tripla, para compensar os dois jogos não realizados no primeiro trimestre. Nessa data Fifa, o Brasil enfrenta o Chile, no dia 2 de setembro, fora de casa, a Argentina, em São Paulo, no dia 5, e o Peru, em Recife, no dia 9.
No entendimento da seleção, a convocação dos três atletas está dentro do previsto pela Fifa e não será desfeita, a não ser que a entidade que cuida do futebol mude as normas por conta da pandemia, o que não parece viável no momento.
Além disso, vários atletas já estão imunizados e respeitarão protocolos para a disputa das partidas, com testes frequentes e uma bolha para evitar contato com o vírus.
A Inglaterra impõe quarentena para as pessoas que querem entrar no país. Por conta disso, apesar de não ter rodada marcada para os mesmos dias da data Fifa, a Premier League perderia os atletas que precisassem viajar para jogos em outros países e estariam cumprindo quarentena quando a bola voltasse a rolar.
Apesar de esse ser um problema que atinge a todos os times do Inglês, por enquanto, apenas o Liverpool enviou documento à CBF para tratar do assunto. A princípio, os outros clubes não farão o mesmo pedido.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.