Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção brasileira anuncia decisão sobre atletas barrados nesta sexta-feira

Tite durante convocação da seleção brasileira nesta sexta-feira (13) - Lucas Figueiredo/CBF
Tite durante convocação da seleção brasileira nesta sexta-feira (13) Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

27/08/2021 11h38

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira quer anunciar hoje (27) o seu plano B com novos convocados para resolver o conflito dos atletas que foram barrados por ligas europeias para a convocação da rodada tripla das Eliminatórias da Copa do Mundo. A princípio, a decisão da comissão foi de não enfrentar os clubes, mas cobrar uma posição da Fifa.

Nos últimos dias, a CBF disse que confiava na entidade máxima do futebol para a resolução dos problemas e chegou a ter otimismo em relação à liberação de atletas que atuam na Espanha e na Itália. A falta de uma posição além da primeira carta divulgada, no entanto, muda o panorama.

Por conta disso, a comissão já analisou eventuais substitutos para a lista que não conseguiria se apresentar no Brasil. São os seguintes nomes: Alisson, Ederson, Thiago Silva, Fabinho, Fred, Gabriel Jesus, Raphinha, Roberto Firmino e Richarlison (Premier League); Eder Militão, Matheus Cunha e Casemiro (La Liga); Alex Sandro e Danilo (Serie A).

A decisão em conjunto dos times da Inglaterra, Espanha e Itália dá força para as equipes e praticamente inviabiliza uma reclamação dos atletas, que precisariam responder em grupo à pressão caso quisessem representar seu país.

Dos atletas do exterior convocados, apenas Neymar, Marquinhos, Bruno Guimarães, Lucas Paquetá, Claudinho e Lucas Veríssimo poderão se apresentar. Eles começam a chegar no Brasil no fim de semana e iniciam os treinos na segunda-feira, com os que tiverem compromissos no fim de semana chegando no máximo na terça.

O Brasil enfrenta o Chile, na quinta-feira, fora de casa, a Argentina, no domingo (5), em São Paulo, e o Peru, na quinta-feira (9), em Recife.

Como já mostrou o blog do Marcel Rizzo, um novo adiamento das Eliminatórias não é possível visando o calendário até a Copa do Mundo de 2022, no Qatar. Além disso, o jornalista também já explicou que a Fifa cogita nem punir os rebeldes com medo de derrota na Justiça por conta das restrições sanitárias da pandemia.

A CBF já anunciou mudanças na tabela para evitar que clubes sejam prejudicados durante a Data Fifa e, com a nova convocação com possíveis novos atletas de times brasileiros, a lista de alterações pode aumentar.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram