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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Sonhando com acesso, Botafogo tenta recuperar credibilidade fora de campo

Lênin Franco, diretor de negócios do Botafogo - Vitor Silva/Botafogo
Lênin Franco, diretor de negócios do Botafogo Imagem: Vitor Silva/Botafogo

Colunista do UOL

07/10/2021 12h22

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Tentando ficar cada vez mais perto do retorno à elite do futebol, o Botafogo também traça planos para tentar recuperar a credibilidade fora de campo. Depois de terminar o ano de 2020 com dirigentes admitindo que o objetivo de 2021 era sobreviver, a equipe do Rio de Janeiro tem conseguido resultados positivos também ao mudar a sua forma de administração, com mais profissionalização.

A tendência é aquisição de resultados esportivos e administrativos a médio e longo prazo, até porque o buraco gerado por acúmulo de erros de diferentes gestões é bem profundo. Não à toa, a dívida chegou na casa do R$ 1 bilhão, o que significa praticamente um compromisso inviável de ser quitado a curto prazo.

Não é novidade que, nos últimos anos, o clube tem enfrentado dificuldades na captação de novos parceiros. Mesmo com entraves financeiros, a diretoria atual trabalha para fortalecer a credibilidade do clube e recuperar a força da marca no cenário nacional e internacional. Em temporadas passadas, o desespero por receitas imediatas fez o alvinegro fechar acordos por valores muito baixos, cenário que não vem se repetindo em 2021.

Neste ano, o clube contratou Jorge Braga para ser CEO e Lênin Franco para ser o diretor de negócios. Os deram início à ideia de transformar o posicionamento da agremiação perante o mercado publicitário. Após um diagnóstico da situação da instituição, os executivos entenderam que seria necessário resgatar a credibilidade do Botafogo e adequar as propostas em valores considerados justos.

"Estamos buscando novos investidores e mostrando que o Botafogo é um clube que entrega aquilo que promete. Nós reformulamos a precificação, o clube se precificava muito mal, fizemos esse ajuste para valores que o mercado normalmente paga. Além da adequação na precificação e recuperação de credibilidade, um outro pilar trabalhado por nós é o de inovar na entrega que oferecemos para cada tipo de parceiro" explicou Lênin Franco, diretor de negócios do clube carioca, ao blog.

Recentemente, houve um acerto com a Estrela Bet para exposição nas mangas do uniforme e o valor do contrato foi maior do que o realizado anteriormente, quando o time disputava a Série A. Para o patrocínio máster, o clube chegou a receber uma proposta nas últimas semanas, mas recusou por entender que os valores não foram adequados tendo em vista o potencial de exposição do espaço principal no uniforme alvinegro.

"Para conseguirmos melhores contratos, realizamos uma mudança de postura em relação ao setor comercial. Estamos trabalhando em três pilares específicos: retomar a confiança dos investidores, ajustar os valores das negociações e entender o que cada patrocinador espera do clube em termos de resultados", completou Lênin.

A nova mentalidade da direção busca abrir mão de acordos baixos em receitas imediatas para conseguir, nos próximos anos, negociações relevantes que valorizem a marca do Botafogo.

Seguindo essa mesma linha de pensamento, de valorização da marca e aquisição de novas receitas, o alvinegro lançou no mês passado sua loja virtual para vendas via e-commerce, em parceria com a empresa FutFanatics. O clube apostou em preços mais acessíveis e vendeu, em um mês, mais camisas do que o antigo operador havia vendido no período de um ano.

Para estabelecer essa parceria, a diretoria abriu um processo de concorrência aberto, e optou pela empresa que melhor cumprisse as demandas da instituição por investimentos e serviços de qualidade.

Aos poucos, o Botafogo vai retomando a confiança da torcida e do mercado ao mostrar que escolhe um novo caminho, não só na busca por novos patrocinadores, mas também na valorização de seus materiais esportivos e na responsabilidade ao contratar novos atletas.

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