Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Coutinho e Daniel Alves mostram Tite sem solução para problemas da seleção
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
As convocações de Philippe Coutinho e Daniel Alves para a seleção brasileira mostram que Tite não tem uma solução nova para alguns dos problemas de seu time a caminho de Qatar-2022. O time enfrenta o Equador e o Paraguai pelas Eliminatórias da Copa.
A lateral direita é um antigo problema do técnico e vários nomes já foram testados. O veterano que saiu do São Paulo e voltou para o Barcelona passou algum tempo no Morumbi tentando atuar como meia e não conseguiu. Agora na Espanha tenta retomar o ritmo, mas ainda só tem três jogos. Ainda assim, foi lembrado.
Claro que ele já foi muito importante para Tite, mas a convocação vai contra o lema que muitas vezes é usado na Granja Comary de "futebol é momento". Sua experiência pode ser importante no grupo, mas dentro de campo ele pode prejudicar a equipe, como já aconteceu no São Paulo e como vimos ontem (12) em algumas ocasiões no jogo entre Barcelona e Real Madrid.
Situação parecida com a que vive Philippe Coutinho. O meio-campista saiu do Barcelona porque não conseguia desempenhar seu bom futebol mas ainda tem um espaço na memória de Tite. Sem jogar há um mês, ele acertou a sua transferência para o Aston Villa, da Inglaterra, e continua na lista do comandante.
É dispensável dizer que a seleção vive um drama para achar um meio-campista que ajuda na criatividade da equipe. Tite já falou abertamente sobre o tema. No momento, a saída do técnico é insistir em Coutinho, que já lhe entregou muito resultado no passado, mas não atua em alto nível há muito tempo, incluindo sua passagem no Bayern.
"Coutinho é de armação e conclusão importante que vai retomando seu melhor nível após ficar sete, oito meses parado. Possivelmente ele vai ser utilizado no fim de semana. Uma perspectiva é que ele possa ter a retomada do melhor nível", explicou o comandante.
Além de Coutinho, Tite ainda mantém as suas fichas em Everton Ribeiro, que também tem oscilando bastante não só quando veste a camisa verde e amarela, mas também no Flamengo.
O técnico também parece ter se rendido a Vinícius Júnior. Em alta no Real Madrid, ele começa a vencer a resistência que tinha da comissão técnica por causa da oscilação que teve no início da passagem na Europa.
Tite acerta em não convocar Lodi por falta de vacina
O comandante anunciou na sua coletiva de imprensa que Renan Lodi não pôde entrar na concorrência por uma vaga na lateral esquerda por causa da falta de vacinação contra covid-19.
Nessa, o técnico acerta em cheio. Não faz sentido um atleta em alto nível se recusar a se proteger contra um vírus e ainda colocar em risco a saúde dos demais em um grupo como da seleção. E é bom também que o comandante tenha falado disso em público para que o caso sirva de exemplo contra os poucos negacionistas que ainda são contra a vacina.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.