Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem Piquerez, solução imediata no Palmeiras vai ser escalar zagueiro

Piquerez, durante treino do Palmeiras na segunda-feira (31)  - Cesar Greco/ Palmeiras
Piquerez, durante treino do Palmeiras na segunda-feira (31) Imagem: Cesar Greco/ Palmeiras

Colunista do UOL

03/02/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Piquerez não pôde viajar com a delegação e, apesar de ter esperanças de chegar ao Mundial em cima da hora, sabe que dificilmente estará em plenas condições até a estreia no dia 8 de fevereiro. Por isso, o Palmeiras estuda alternativas e uma que alteraria menos a estrutura de jogo de Abel Ferreira seria escalar um zagueiro na posição.

A ideia da comissão seria colocar um atleta que joga de maneira mais defensiva pela esquerda, que ajude na saída de bola, deixando a parte ofensiva daquele lado a cargo de um ponta ou de Gustavo Scarpa. Contra o Flamengo, na final da Libertadores, Piquerez tinha liberdade para subir, mas atuou em boa parte do jogo como terceiro zagueiro.

Assim, os dois substitutos imediatos do uruguaio seriam Renan e Murilo. O primeiro é canhoto e já tem experiência na posição, mas ainda é visto com cuidado pela sua pouca idade. Já o segundo não é canhoto, mas atua por aquele lado do campo há muito tempo. Além disso, já tem um pouco mais de rodagem na Europa. Ao lado de um deles estariam Luan e Gustavo Gómez.

Jorge é lateral esquerdo, mas tem mostrado deficiências na hora de recompor e atuar no campo defensivo. Colocá-lo seria aumentar a responsabilidade de um dos volantes para cobrir o espaço deixado em suas costas. Não é impossível e os estudos ainda serão feitos em cima do adversário, mas há receio em deixar o time muito exposto com essa substituição que, em tese, poderia ser considerada natural.

Piquerez testou positivou no teste de covid-19 no último dia 1º, tendo treinado com seus companheiros no dia anterior, assim como Veron. Ainda que a média de recuperação para vacinados esteja muito menor do que anteriormente, ele ainda deve ficar pelo menos mais cinco dias sem conseguir o negativo no teste, item obrigatório para entrar nos Emirados Árabes Unidos.

Para piorar, além das quase 15 horas de viagem, o limite para inscrever um atleta é no dia 6 de fevereiro, o que dificulta ainda mais que ele esteja apto até lá.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok