Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Fortaleza explica aumento de gastos no futebol: "vivemos recorde histórico"
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de assumir o Fortaleza saindo da Série C em 2017, Marcelo Paz agora equilibra as emoções entre continuar buscando o crescimento de sua equipe e não ultrapassar o limite financeiro para fazer a equipe sofrer de novo. Em entrevista ao blog, o dirigente avisou que vai aumentar o investimento no futebol por conta da arrecadação e de vendas, mas que o norte de sua gestão continuará sendo a responsabilidade financeira.
No seu tempo de gestão, o time já ganhou a Série B de 2018, os estaduais de 2019, 2020 e 2021 e a Copa do Nordeste de 2019. Hoje (19), inclusive, a equipe enfrenta o Bahia a partir das 17h45 justamente por essa última competição.
"Em termos de gestão, acho muito importante o profissionalismo. A gente trata o clube como uma empresa, com diretoria remunerada, com metas e objetivos em todas as áreas, com muito equilíbrio financeiro, cuidando de cada centavo do clube, só gastando o que pode gastar, tentando criar novas receitas e tendo transparência com o torcedor, além de procurar engajá-lo. Essas ações foram fundamentais para a bola entrar. Logicamente, também buscamos um índice de acerto do futebol, quanto a contratações e poucas trocas de técnicos. Tudo isso faz com que o clube possa evoluir dentro e fora de campo e, assim, conseguir resultados que dão orgulho ao torcedor", afirmou o cartola.
Em 2021, o Fortaleza terminou a Série A do Campeonato Brasileiro na quarta colocação, melhor posição alcançada por uma agremiação nordestina desde que o torneio passou a ser disputado no modelo de pontos corridos. Junto com isso, veio também a vaga direta na fase de grupos da Libertadores, a primeira da história do Leão.
Ciente da expectativa gerada no torcedor em virtude da crescente vivida pelo clube, Marcelo Paz enumera quais serão os principais desafios para a atual temporada.
"Temos o desafio de nos mantermos no alto nível, de estar brigando por título nas competições estaduais e regionais, no caso o Campeonato Cearense e Copa do Nordeste, de fazer uma Série A brigando na parte intermediária para cima na tabela. Acho que é importante isso, porque qualquer projeto de consolidação do clube passa por permanência na Série A por muitos anos. Já estamos vivendo um recorde histórico de quatro anos, mas sabemos que não podemos parar por aqui", ponderou.
"Ainda nesta temporada, teremos a missão de tentar estrear bem numa Libertadores da América, competição nova e diferente para gente, que tem uma alta expectativa, e a Copa do Brasil, que é uma competição charmosa, milionária, e também extremamente atrativa", declarou.
Em dezembro de 2021, Paz foi reeleito para a presidência do Fortaleza até o fim de 2024. Também nesse mês, o Conselho Deliberativo apresentou um orçamento recorde para 2022, com receita bruta estimada em R$ 141 milhões. No documento ainda consta um investimento de R$ 88,5 milhões no departamento de futebol.
"A gente tem investido mais no futebol porque o orçamento está permitindo. O resultado esportivo de 2021 possibilitou a entrada de receitas a mais do que o previsto, como na Copa do Brasil e na premiação pela posição final na Série A, além das cotas da Libertadores que vão entrar a partir de abril e da venda de jogadores, como a do David, que foi a maior venda da história do futebol cearense. Com as receitas garantidas é que a gente está fazendo um investimento maior no departamento de futebol, para poder qualificar o elenco e trabalhar em busca de bons resultados esportivos. São aumentos calculados e com receitas já previstas", finalizou.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.