Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flu "pediu" para perder, mas ausência de VAR é vergonha para Libertadores

Jogadores do Fluminense cercam o árbitro em jogo contra o Olimpia pela Copa Libertadores -  REUTERS/Nathalia Aguilar
Jogadores do Fluminense cercam o árbitro em jogo contra o Olimpia pela Copa Libertadores Imagem: REUTERS/Nathalia Aguilar

Colunista do UOL

16/03/2022 23h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Fluminense não jogou para vencer o Olimpia, do Paraguai, no jogo que definia quem avançaria para a fase de grupos da Libertadores. Abel Braga promoveu mudanças na equipe titular, não viu seu time reagir e talvez não merecesse um resultado melhor do que a derrota por 2 a 0. Mas o gol anulado de David Braz ainda no começo do jogo poderia mudar toda a história do encontro. Não existe "se" no futebol, mas a presença do VAR poderia fazer os tricolores estarem comemorando hoje (16).

É uma vergonha a Conmebol aumentar o número de participantes, aumentar a premiação, mas não colocar árbitro de vídeo em fase tão decisiva. Todo o investimento de uma equipe pode ir por água abaixo em um lance em que não houve nenhuma clareza se a bola tocou mesmo no braço do zagueiro brasileiro. Na verdade, em todas as câmeras mostradas até aqui, a impressão é que a bola bateu no peito.

  • Veja análises e últimas notícias do futebol no UOL News Esporte com Domitila Becker:

Se a competição é tão rica, tem cada vez mais patrocinadores e arrecada cada vez mais com televisão pela América do Sul, como não investir para que a tecnologia esteja presente em momentos como esse?

Roberto Tobar, árbitro chileno, parecia bastante nervoso e se complicou em várias decisões. Apesar de experiente, não colaborou muito com a partida que ficou violenta em determinados momentos.

Luiz Henrique, na primeira partida depois de ter a sua venda confirmada, não foi bem dentro de campo. Cris Silva pela esquerda não esteve em noite inspirada. As entradas de Martinelli e Arias acabaram não tendo o efeito esperado, e a equipe do Rio de Janeiro parecia que nem estava em campo atacando em algumas ocasiões.

Quis o destino que Felipe Melo e Willian Bigode fossem os responsáveis pelo erro justamente depois de deixarem o Palmeiras, atual bi da Libertadores, mas que ficou marcado por não ir bem nas disputas de pênaltis.

Depois de um excelente início de temporada, o Fluminense agora precisa lidar com a eliminação para tentar continuar achando o encaixe entre os seus atletas mais velhos e as revelações das Laranjeiras. É certo, no entanto, que com essa eliminação o clima ficará mais pesado.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok