Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Mineiros inovam e apostam em programas de sócios para torcedor no exterior
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Atlético-MG e Cruzeiro tentam aumentar as suas receitas encontrando alternativas que fogem do que já temos no país. Os dois anunciaram nos últimos dias planos para sócios-torcedores que estão no exterior. A ideia já é comum na Europa, mas ainda pouco praticada no Brasil e passa a ser mais uma alternativa para aumentar a renda das equipes.
O Atlético-MG lançou o Galo na Veia Internacional. O plano custa US$ 25 (quase R$ 120 na cotação atual) e contempla o associado com uma camisa oficial por temporada, um fan token, kit de boas-vindas, desconto no Shopping da Massa, visita à Arena MRV com acompanhante, sorteios e prêmios exclusivos.
Com 60 mil sócios até dezembro de 2020, o time de Hulk deu um enorme salto e atualmente conta com quase 130 mil inscritos. A previsão do clube para este ano, de acordo com orçamento divulgado, é de lucrar R$ 30 milhões somando todas as modalidades de sócio-torcedor.
No Cruzeiro, são mais de 40 mil associados atualmente. Recentemente, a Raposa inaugurou o Sócio Cinco Estrelas Internacional, que dá direito a carteirinha personalizada, certificado, camisa oficial, adesivos, streaming de jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Superliga de Vôlei, além de um ingresso por ano no Mineirão.
O associado ainda tem 50% de desconto em até dois ingressos na casa cruzeirense, cartão de aniversário digital personalizado, 15% de desconto na loja Cruzeiro Online, interação com jogadores, comissão ou executivos, além de conteúdo exclusivo na plataforma de sócio.
A atitude é elogiada por especialistas em marketing, como no caso do sócio da BP Sports, Bernardo Pontes. "É fundamental que os departamentos de marketing e comercial dos clubes sejam vistos como investimento e não como custo. Qualquer time que fizer um processo seletivo e contratar um executivo do mercado com capacidade de gerar negócios pro clube, ele certamente se paga ao final do ano, assim como toda a sua respectiva estrutura, então quanto mais estruturado for seu departamento, maior será a possibilidade de gerar receita para equipe, porque marketing é investimento, não é custo", explicou.
Com alguns sul-americanos no elenco, como os brasileiros Neymar e Marquinhos, o PSG tem desde 2019 o "MyParis Brasil", que busca aproximar os fãs do clube oferecendo vantagens em que o cliente pode acompanhar conteúdos exclusivos e até sorteios para assistir aos jogos in loco.
Na época do lançamento, o então CEO do MyParis Brasil chegou a explicar que a iniciativa não concorria com os clubes do Brasil, acreditando inclusive na possibilidade de realizar parcerias com as equipes locais.
O Fortaleza tem um programa parecido. O time lançou em maio de 2021 o OnLaion, um sócio-torcedor digital interativo. A plataforma traz benefícios como assistir entrevistas exclusivas, bastidores, escolher o jogador que falará na entrevista coletiva, palpitar no uniforme da próxima temporada, participar de sorteios, visitar as instalações e o CT do Leão. A assinatura custa menos de R$ 7 por mês no plano anual.
"Sabemos como é importante olhar para os torcedores que não estão por aqui, porque são torcedores do Fortaleza da mesma forma, amam o clube e querem participar do dia a dia. E o OnLaion dá essa possibilidade. É uma maneira de fazer com que eles se sintam mais próximos e para nós também é muito interessante", destaca Marcio Persivo, gerente de marketing do Fortaleza.
A necessidade de oferecer benefícios diferenciados aos torcedores se mostra cada dia mais essencial, tendo em vista o objetivo de atrair um público maior e estreitar as relações, tornando a experiência do fã com a equipe ainda melhor.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.