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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Mineiros inovam e apostam em programas de sócios para torcedor no exterior

Atlético-MG terá o direito de jogar com o meião branco na final do Mineiro - Pedro Souza / Atlético
Atlético-MG terá o direito de jogar com o meião branco na final do Mineiro Imagem: Pedro Souza / Atlético

Colunista do UOL

09/04/2022 04h00

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Atlético-MG e Cruzeiro tentam aumentar as suas receitas encontrando alternativas que fogem do que já temos no país. Os dois anunciaram nos últimos dias planos para sócios-torcedores que estão no exterior. A ideia já é comum na Europa, mas ainda pouco praticada no Brasil e passa a ser mais uma alternativa para aumentar a renda das equipes.

O Atlético-MG lançou o Galo na Veia Internacional. O plano custa US$ 25 (quase R$ 120 na cotação atual) e contempla o associado com uma camisa oficial por temporada, um fan token, kit de boas-vindas, desconto no Shopping da Massa, visita à Arena MRV com acompanhante, sorteios e prêmios exclusivos.

Com 60 mil sócios até dezembro de 2020, o time de Hulk deu um enorme salto e atualmente conta com quase 130 mil inscritos. A previsão do clube para este ano, de acordo com orçamento divulgado, é de lucrar R$ 30 milhões somando todas as modalidades de sócio-torcedor.

No Cruzeiro, são mais de 40 mil associados atualmente. Recentemente, a Raposa inaugurou o Sócio Cinco Estrelas Internacional, que dá direito a carteirinha personalizada, certificado, camisa oficial, adesivos, streaming de jogos do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Superliga de Vôlei, além de um ingresso por ano no Mineirão.

O associado ainda tem 50% de desconto em até dois ingressos na casa cruzeirense, cartão de aniversário digital personalizado, 15% de desconto na loja Cruzeiro Online, interação com jogadores, comissão ou executivos, além de conteúdo exclusivo na plataforma de sócio.

A atitude é elogiada por especialistas em marketing, como no caso do sócio da BP Sports, Bernardo Pontes. "É fundamental que os departamentos de marketing e comercial dos clubes sejam vistos como investimento e não como custo. Qualquer time que fizer um processo seletivo e contratar um executivo do mercado com capacidade de gerar negócios pro clube, ele certamente se paga ao final do ano, assim como toda a sua respectiva estrutura, então quanto mais estruturado for seu departamento, maior será a possibilidade de gerar receita para equipe, porque marketing é investimento, não é custo", explicou.

Com alguns sul-americanos no elenco, como os brasileiros Neymar e Marquinhos, o PSG tem desde 2019 o "MyParis Brasil", que busca aproximar os fãs do clube oferecendo vantagens em que o cliente pode acompanhar conteúdos exclusivos e até sorteios para assistir aos jogos in loco.

Na época do lançamento, o então CEO do MyParis Brasil chegou a explicar que a iniciativa não concorria com os clubes do Brasil, acreditando inclusive na possibilidade de realizar parcerias com as equipes locais.

O Fortaleza tem um programa parecido. O time lançou em maio de 2021 o OnLaion, um sócio-torcedor digital interativo. A plataforma traz benefícios como assistir entrevistas exclusivas, bastidores, escolher o jogador que falará na entrevista coletiva, palpitar no uniforme da próxima temporada, participar de sorteios, visitar as instalações e o CT do Leão. A assinatura custa menos de R$ 7 por mês no plano anual.

"Sabemos como é importante olhar para os torcedores que não estão por aqui, porque são torcedores do Fortaleza da mesma forma, amam o clube e querem participar do dia a dia. E o OnLaion dá essa possibilidade. É uma maneira de fazer com que eles se sintam mais próximos e para nós também é muito interessante", destaca Marcio Persivo, gerente de marketing do Fortaleza.

A necessidade de oferecer benefícios diferenciados aos torcedores se mostra cada dia mais essencial, tendo em vista o objetivo de atrair um público maior e estreitar as relações, tornando a experiência do fã com a equipe ainda melhor.

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