Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Europeus esperam contrato de Palmeiras e Endrick para definir estratégia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A excelente atuação de Endrick no Torneio de Montaigu, na França, só confirmou o que os europeus já sabiam: o atacante de 15 anos é a bola da vez entre os jovens promissores no futebol brasileiro. Artilheiro e eleito o melhor da competição, ele já está no topo da lista de observação dos principais times do Velho Continente, que agora aguardam o novo contrato do jovem com o Palmeiras.
Isso vai acontecer em julho, quando ele completar 16 anos. Aí ele poderá assinar um novo vínculo com o Alviverde com uma multa que protegerá o clube do assédio da Europa. O mais importante neste processo pela visão do Palmeiras é que o jovem já deu sinais de que vai mesmo assinar o contrato e que ele não pretende deixar a Academia sem que o time brasileiro seja recompensado.
Ainda assim, a definição desse valor precisa ser do agrado dos dois lados. Não é só a diretoria palmeirense que vai definir esse limite. Com o valor no papel, já há uma espécie de "nota de corte" que define quem realmente terá chances de brigar pela contratação do atacante.
Pela lei, Endrick não poderá jogar por nenhum time de fora antes dos 18 anos. Ainda assim, ele poderia ser vendido antes disso e completar a sua formação longe do Palmeiras, mesmo sem atuar profissionalmente. Outra possibilidade é firmar um acordo antes de virar maior de idade, mas viajar para o novo clube apenas quando completar os 18 anos, o que aconteceria no meio de 2024.
Esse modelo de negócio foi adotado pelo Flamengo na hora de mandar Vinícius Júnior ao Real Madrid. Coincidentemente, há alguns empresários que trabalharam nesta venda que também estão na gestão da joia palmeirense.
Dependendo da quantidade de interessados na contratação, o valor poderia até mesmo superar o da multa rescisória. Neste caso, o Palmeiras receberia o que está em contrato, mas o jogador poderia lucrar mais com o pagamento de luvas. Se confirmar esse potencial entre os profissionais, é bem pouco provável (para não dizer impossível) que Endrick continue no Palestra Itália depois dos 18 anos.
O jogador já tem sido observado de perto por times como Barcelona, Real Madrid, Manchester United, Liverpool, Manchester City e Juventus. Por enquanto, o Alviverde ainda não tem uma definição com a sua comissão se Endrick será incorporado aos profissionais já em julho, quando completa 16 anos e passa a ter condições legais de representar o time nas competições da CBF.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.