Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Palmeiras faz a obrigação contra Corinthians e mantém rival em jejum
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Palmeiras ganhou do Corinthians sem tomar sustos neste sábado (23). O 3 a 0 poderia ter sido um placar ainda maior em uma atuação que no fim era obrigatória para o Alviverde em Barueri por diferentes motivos.
O primeiro é porque Vitor Pereira resolveu poupar nomes como Fagner, Willian e Renato Augusto, além de ter perdido Cássio minutos antes de a bola rolar. Se com os titulares os palmeirenses já têm mais potencial, com a alternativa do técnico de se preservar para a Libertadores, a vitória dos comandados de Abel Ferreira era o mais normal.
Claro que em um clássico há componentes extras, mas ainda assim o nível palmeirense é bem superior ao corintiano mesmo se os dois estivessem com força máxima. Não à toa, o 3 a 0 saiu barato. Vale lembrar que o time misto corintiano, ainda que com escalação diferente, não conseguiu passar nem mesmo da Portuguesa-RJ na Copa do Brasil. Também vale destacar que o Alvinegro não venceu nenhum clássico este ano: está em jejum.
O roteiro do jogo também praticamente obrigou o Palmeiras a vencer. Com 2 a 0 em apenas 18 minutos, o atual bicampeão da Libertadores passou a ter em campo tudo o que mais precisava, que é um rival desorganizado tentando diminuir o placar com uma atuação fraquíssima de Paulinho, Mantuan e Junior Moraes. E isso só piorou no segundo tempo quando Maycon acabou substituído.
Além disso, o Alviverde ainda não tinha vencido no Brasileirão em quatro rodadas. Mesmo jogando com time B na Libertadores e concentrando as suas forças no Nacional, o time de Palestra Itália ainda não tinha vencido no Nacional, apesar de ter feito um bom jogo contra o Flamengo. Os pontos perdidos contra Ceará e Goiás ainda serão muito lembrados.
Hoje, o Palmeiras teve uma atuação perfeita no aspecto de estratégia ao conseguir abrir 2 a 0 antes dos 20 minutos, sufocando o rival em campo. Depois, poderia ter aumentado o placar nos primeiros 15 minutos do segundo tempo, mas desperdiçou oportunidades. Foi conseguir fazer o terceiro em ótimo chute de Dudu, que fez um bom clássico.
Gabriel Veron, pela esquerda, ajudou muito na excelente atuação de Piquerez. Mantuan não conseguiu tocar na bola naquele setor. Danilo e Zé Rafael também estiveram em noite inspirada, além de Raphael Veiga estar calibrado na hora das bolas paradas. No segundo tempo, foi a vez de Dudu acabar com mais uma noite de Piton.
É um momento de êxtase de sua torcida, com apenas uma derrota para o principal rival nas últimas 10 partidas, aumentando cada vez mais a sua vantagem no histórico do confronto direto.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.