Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Procura-se Canarinho: seleção brasileira faz tour asiático sem sua mascote
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Uma das melhores invenções dos últimos tempos do marketing da CBF não veio para a Ásia, onde a seleção joga nos próximos dias 2 e 6 e está concentrada desde o dia 26 de maio. O Canarinho Pistola não marcará presença com a seleção brasileira durante os jogos na Coreia do Sul e no Japão. E ninguém explica o motivo.
O passarinho com cara de bravo foi uma das poucas coisas da Amarelinha que caiu no gosto popular em meio à tanta resistência no povo por conta dos problemas que a convocação traz aos clubes e por jogar nos lugares mais remotos do mundo. Falta identificação e ele era um pouco que restava.
Criada pouco antes da Copa do Mundo de 2018, a mascote foi sucesso absoluto na Rússia e durante toda a campanha da seleção de lá para cá. Ganhou sua versão em bichinho de pelúcia, virou personagem de jogo virtual e era personagem certo nos pontos turísticos de cada cidade que o Brasil visitava. Até mesmo entre os jogadores ele era sucesso, sendo alvo de piadas e brincadeiras.
Na Coreia, ele já poderia ter feito o city tour ao lado de Neymar e companhia, com direito até a ida a um parque de diversão. A cada saída da seleção do treino em Seul, ele seria ovacionado pelos empolgados coreanos que acompanham a seleção em cada vez número maior.
Foi uma chance desperdiçada de reforçar a sua identidade em um povo que se revela a cada dia mais apaixonado pela amarelinha. No Japão, por conta de regras sanitárias, a aparição poderia ser mais limitada, mas nos 10 dias de Coreia ele seria um personagem fundamental.
Um dos idealizadores do Canarinho foi Gilberto Ratto. O agora ex-diretor de marketing foi demitido da CBF com a mudança na presidência. Há quem diga que o sumiço da mascote tem relação com a mudança de poder.
No momento, o espanhol Lorenzo Perales é quem está no comando. Curiosamente, ele apareceu em foto ao lado do Canarinho. Ninguém na delegação da seleção na Ásia explica o sumiço.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.