Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Clubes brasileiros batem recorde de novos inscritos nas redes sociais

Colunista do UOL

23/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Nos últimos anos, os clubes brasileiros têm alcançado um volume de interações e engajamentos significativos nas redes sociais. Segundo pesquisa do IBOPE Repucom, divulgada neste mês, o primeiro semestre de 2022 registrou o maior número de novos inscritos, desde 2017, nas plataformas digitais dos 50 times do país. De janeiro a junho deste ano, foram registradas 15,6 milhões de novas inscrições nos perfis oficiais das equipes.

De acordo com o levantamento, os três clubes que lideram o ranking de novos inscritos nos primeiros seis meses do ano são: Flamengo (2,8 milhões), Vasco (2,5 milhões) e Corinthians (1,7 milhão). Você pode ver os 20 primeiros colocados na imagem abaixo.

O desafio dos clubes é tentar transformar esse aumento em receita ou em algum benefício direto para o clube além de poder dizer que a sua torcida virtual cresceu. É o que explica Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap, especialista em captação de patrocínios e projetos especiais em esportes.

"Acredito que estudar bem as marcas e seus objetivos ao levar um projeto digital é o principal a se fazer. O próprio engajamento pode surgir desta conexão. É necessário considerar sempre a gestão das mídias, criatividade, timing adequado e claro, um bom estudo das marcas que estão sendo conectadas", conclui Renê.

O Vasco surfa a onda de empolgação de sua torcida com a entrada de dinheiro estrangeiro no clube. Para o vice-presidente de marketing do clube, Vitor Roma, o torcedor tem que ser o ator principal na comunicação digital do clube.

"Desta forma, além de todo conteúdo produzido tradicionalmente para informar e entreter, nós também utilizamos materiais criados pelos nossos torcedores de forma colaborativa, para integrar de forma natural a nossa comunidade digital. Sabemos que quanto maior for o nosso engajamento, mais estaremos no radar do mercado publicitário, pois a nossa torcida é um público consumidor desejado por várias marcas", explicou.

Ranking do Ibope com levantamento dos clubes nas redes sociais até junho de 2022 - Reprodução/IBOPE - Reprodução/IBOPE
Imagem: Reprodução/IBOPE

O Internacional, que fechou o ano de 2021 no top 10 dos clubes da América com mais interações no Twitter, também tem apostado neste meio para se manter próximo dos torcedores. Hoje, o Colorado soma quase sete milhões de inscritos nas cinco principais plataformas digitais: Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok.

"Todo sucesso do Clube nas redes sociais é resultado de muito planejamento. Buscamos, sim, aproximar os sócios e a torcida como um todo, utilizando as mídias digitais para mantê-los inseridos e próximos do dia a dia do Inter. Nosso objetivo, e estamos trabalhando para isso, é nos colocarmos entre os três principais do país em destaque nas redes. Para isso, em breve teremos novidades que, certamente, irão nos ajudar a alcançar esta meta", destacou Jorge Avancini, vice-presidente de Marketing do Internacional.

As redes sociais também permitem aos clubes que não estão entre as maiores torcidas do país atinjam uma repercussão significativa na internet. O Fortaleza, por exemplo, este ano já esteve entre os times com mais interações no Instagram na América do Sul, especialmente pelas conquistas históricas como participar da Libertadores. Recentemente, o Leão do Pici alcançou a marca de três milhões de seguidores nas mídias digitais.

Na visão do executivo de marketing do time cearense, Márcio Persivo, este crescimento de interações só ilustra a importância do trabalho estratégico para explorar de maneira mais eficiente o meio digital.

"Para cada uma das plataformas que publicamos conteúdo é preciso uma abordagem específica. É nisso que trabalhamos para gerar alcance e repercussão ainda maiores na internet. Para nós, foi uma grande conquista estar entre os clubes de maior engajamento na América e serviu como motivação para continuarmos evoluindo cada vez mais", concluiu o executivo do Leão.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok