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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Palmeiras é o único dos 12 grandes sem profissional no comando do marketing

Leila Pereira, presidente do Palmeiras, preferiu não colocar profissionais no marketing - Reprodução/YouTube
Leila Pereira, presidente do Palmeiras, preferiu não colocar profissionais no marketing Imagem: Reprodução/YouTube

Colunista do UOL

09/08/2022 10h43Atualizada em 09/08/2022 18h10

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Por decisão de Leila Pereira, o Palmeiras é o único time entre os 12 maiores do país que não tem um profissional de marketing no comando, que seja dedicado exclusivamente a isso. Hoje, no Alviverde, o cargo está com Everaldo Coelho, que é formado em administração, ex-bancário e é estatutário: ou seja, ele não recebe para exercer a função e não tem obrigações profissionais com o clube.

Logo abaixo dele, está Eduardo Silva, que é superintendente de marketing e também não tem formação técnica para exercer essa função. A dupla tem recebido críticas de parceiros do clube e de outras marcas que tentam fazer parceria por práticas não habituais do mercado. O Palmeiras foi questionado sobre isso pelo blog na semana passada, mas não quis se manifestar.

Há uma crise na relação entre o clube e a Puma. O marketing enviou notificação à fornecedora para reclamar de diferentes pontos como burocracias do dia a dia na Academia de Futebol e a distribuição de materiais. Após lobby de Eduardo, Leila inclusive se encontrou com um diretor do alto escalão da Adidas. O clube também não quis se manifestar sobre isso, mas logo após a primeira matéria sobre o tema, postou um vídeo e uma foto para fingir que a relação com a empresa alemã estava boa. O contrato vai até 2024.

A reformulação do marketing começou assim que Leila Pereira entrou, com a demissão do executivo da área, Roberto Trinas, e vários outros profissionais. Não houve reposição no alto escalão, o que fez o clube paralisar projetos que estavam em andamento como entrada no e-Sports e a renegociação com Konami e Eletronic Arts para o uso da marca em jogos virtuais, por exemplo. Também não há, agora, uma equipe exclusivamente voltada à área de licenciamento, que é uma das responsáveis pela geração de receitas explorando a marca do clube.

O Palmeiras é o único entre os principais times do país que deixou essa área de lado. Leila nunca explicou a decisão que fez o clube voltar 10 anos no tempo, quando sob a gestão de Arnaldo Tirone, o marketing era comandado por estatutários. Na época, o então presidente também tentou profissionalizar o marketing, mas não teve sucesso. Atualmente, ela é cobrada por conselheiros e diretores, mas também ignora os apelos.

Entre os rivais do mesmo Estado, o Corinthians tem José Colagrossi Neto, superintendente de marketing, comunicação e inovação. O São Paulo tem Eduardo Toni, que é diretor-executivo remunerado. O Santos conta com os serviços de Rafael Soares, que também recebe para isso.

No Rio de Janeiro, o Flamengo tem Marcos Senna à frente do departamento. O Botafogo tem Pedro Souto como head de Marketing, Julio Gracco como head de Comunicação e Paula Young como head de Ativações Comerciais e Relações Internacionais. O Fluminense, por sua vez, colocou Ronaldo França para ser diretor de comunicação e marketing, além de Caio Araújo e Lucas Sodré logo abaixo no departamento. Por fim, o Vasco conta com Fabio Monterosso no setor.

O Grêmio contratou Beto Carvalho, diretor executivo de marketing, que responde diretamente ao CEO do clube, Carlos Amodeo, sem interferência de um diretor estatutário. Já o Inter colocou Liana Bazanela como diretora executiva de marketing e negócios para trabalhar ao lado de Jorge Avancini, que é vice-presidente de marketing.

O Atlético-MG tem o marketing respondendo a Leandro Figueiredo, que é diretor de negócios. O Cruzeiro, por sua vez, tem Lenin Franco na pasta, com o cargo de diretor comercial e de marketing.

Após a publicação dessa reportagem, o clube emitiu nota oficial:

Diante das notícias infundadas e maldosas que têm circulado nos últimos dias em blogs e redes sociais, a Sociedade Esportiva Palmeiras vem a público valorizar o trabalho de excelência realizado pelo Marketing do clube e divulgar algumas das muitas conquistas obtidas pela área em apenas oito meses.

O departamento é capitaneado por Everaldo Coelho, ex-executivo de instituição financeira com ampla bagagem em gestão - graduado em Administração, ele tem pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV e mestrado em Educação e Administração com ênfase em Marketing e Comunicação. Já o superintendente Eduardo Silva, graduado (bacharelado e licenciatura) em Educação Física, tem pós-graduação pela FGF e 25 anos de experiência no marketing esportivo.

- Desde o início da gestão da presidente Leila Pereira, o Departamento de Marketing obteve, entre acordo fixos e pontuais, cerca de R$ 54 milhões em novas receitas. O contrato de patrocínio com a Betfair, inclusive, é o maior entre todos os times de futebol feminino do Brasil.

- De 15 de dezembro até agora, o programa Avanti adquiriu 40 mil sócios-torcedores - atualmente são mais de 81 mil, a melhor marca desde junho de 2017.

- As vendas on-line realizadas pela Palmeiras Store, loja oficial do clube, cresceram 102% desde dezembro. Já os ganhos com licenciamento aumentaram em 63% - foram 23 novos contratos de licenciamento e varejo fechados até julho.

- O número de unidades da Academia de Futebol Palmeiras, escola de futebol oficial do clube, aumentou 57% em relação a 2021 - o faturamento com o projeto dobrou nesse período.

- Em parceria com a PUMA, o Palmeiras desenvolveu uma camisa exclusiva para os sócios Avanti, a ser lançada em setembro. Clube e empresa já estão trabalhando na coleção 2023.

- As redes sociais foram reformuladas e vão gerar cerca de R$ 1,2 milhão ao Verdão em 2022. No YouTube, a TV Palmeiras/FAM fechou o primeiro semestre como líder em engajamento nas Américas, com 57,5 milhões de visualizações - somadas as cinco principais redes sociais (Youtube, TikTok, Facebook, Twitter e Instagram), o Palmeiras é o terceiro clube de futebol em engajamento nas Américas em 2022.

- Com uma nova operadora de turismo, o Marketing conseguiu quase R$ 3 milhões de lucro com a venda de pacotes de viagem para o Mundial de Clubes da Fifa, nos Emirados Árabes.

- O clube retomou o Setor Família, proporcionando a entrada gratuita de crianças de até 5 anos nos jogos do Alviverde no Allianz Parque.

- O Palmeiras investiu em entretenimento e revolucionou o pré-jogo no Allianz Parque, com a presença de convidados especiais, que anunciam a escalação da equipe, e ações marcantes, como o Chá de Revelação com o goleiro Weverton e sua esposa, além da entrada dos nossos jogadores em campo com cães disponíveis para adoção.

- O Marketing ampliou o leque de benefícios concedidos aos sócios Avanti, proporcionando visitas gratuitas à Sala de Troféus e experiências exclusivas, como um jantar de Dia dos Namorados na Academia de Futebol e o resgate de ingressos de cinema para o filme DC Liga dos Superpets.

- O departamento tem trabalhado para anunciar outras novidades, como o lançamento do NFT (ativo digital) e do e-Sport como modalidade do clube social, entre outras.

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*Colaboraram para a matéria Léo Burla, Alexandre Coutinho, Victor Martins, Jeremias Wernek, Marinho Saldanha, Thiago Braga, Lohanna Lima, Lucas Musetti e Arthur Sandes