Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Seleção manda recado forte para Dani Alves e cria dúvida inusitada à frente

Daniel Alves enfrenta o Atlético de San Luis, pelo Campeonato Mexicano - Cezar Gomez/Jam Media/Getty Images
Daniel Alves enfrenta o Atlético de San Luis, pelo Campeonato Mexicano Imagem: Cezar Gomez/Jam Media/Getty Images

Colunista do UOL

09/09/2022 11h40

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira mandou um recado forte para Daniel Alves: você não está em condições de estar conosco no momento. Foram essas as palavras da comissão técnica de Tite na convocação de hoje (9) para os amistosos contra Gana e Tunísia em setembro, a última lista antes da Copa do Mundo.

O lateral direito está no futebol do México e não vive a sua melhor fase. Em uma eventualidade na lateral direita, Tite pode usar Éder Militão e Ibañez como opções caso Danilo não possa ser usado. Ele já tinha sinalizado isso na última data Fifa no Japão e na Coreia.

O recado é forte porque Dani é considerado internamente um dos líderes do vestiário da seleção, cogitado inclusive para ser capitão. O jogador tinha na cabeça que iria para a seleção mesmo se não estivesse em uma liga tão forte e agora lida com essa cobrança pública. Bom sinal para os que reclamam da "Panela de Tite".

À frente, o técnico deixou claro que vai fazer testes para as últimas posições. Ele convocou ao mesmo tempo Matheus Cunha e Pedro. Será que os dois serão testados para brigar por uma só vaga? E Roberto Firmino já merecia ser chamado ou ocupou a "cota de memória" da comissão? Seria muito estranho o Gabriel Jesus ficar fora da lista depois de ter sido tão importante em todo o ciclo e pela boa fase no Arsenal.

No meio-campo, ele dá sinais que Everton Ribeiro, do Flamengo, pode roubar a vaga de Philippe Coutinho, que não foi lembrado. É inusitado o técnico ter apostado tantas vezes em Coutinho mesmo quando ele estava na baixa e agora que ele deu sinais de melhora não ser lembrado.

Por fim, Bremer, da Juventus, foi a resposta para a dúvida da quarta opção de zagueiro. Esse setor tem três nomes consolidados com Militão, Thiago Silva e Marquinhos, mas não tem ninguém que domina a quarta vaga. Gabriel Magalhães, Lucas Veríssimo e Léo Ortiz são nomes que já estiveram no radar.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok