Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras volta a desperdiçar chances e sofre, mas vence e evita pressão

Colunista do UOL

10/09/2022 22h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Não foi com a facilidade imaginada para um jogo entre líder e lanterna, mas o Palmeiras venceu o Juventude por 2 a 1 neste sábado (10) e jogou a responsabilidade nos concorrentes no Brasileirão. Desperdiçando chances como tem feito em todas as suas últimas partidas, o time paulista poderia ter resolvido a partida bem mais cedo, mas fez os quase 40 mil torcedores no Allianz Parque respirarem aliviados apenas no apito final.

Apesar do placar magro, a vitória era a resposta mais importante após a eliminação na Libertadores, diante do Athletico. Com 54 pontos, a equipe agora tem oito de vantagem na liderança e pode ver o Flamengo ficar sete atrás de novo caso vença o Goiás amanhã (11). Não vencer hoje significaria subir a pressão no Palestra Itália consideravelmente, ainda mais com as vitórias de Internacional e Fluminense mais cedo.

O Palmeiras dominou praticamente todas as ações, mas perdeu chances desde o começo da partida. No primeiro tempo, Rony, Dudu e Gustavo Gómez tiveram chances importantes, mas não balançaram as redes. Enquanto isso, o Juventude só se preocupava em se defender e não tinha vergonha de fazer cera em qualquer oportunidade, especialmente com o goleiro Pegorari.

Logo no começo do segundo tempo, Rony conseguiu fazer o gol antes do primeiro minuto, o que deu a impressão de que a vitória seria encaminhada a partir dali. O Juventude não conseguia fazer nada e Weverton seguia sem tocar na bola. Até que em bola lançada pelo canto, Gustavo Gómez não teve a firmeza que é de costume e viu o adversário conseguir o cruzamento. A bola ainda bateu nas costas de um zagueiro palmeirense e sobrou para Parede empatar.

O cenário voltaria a ser o mesmo se o Palmeiras não tivesse reagido rápido. Três minutos depois, Scarpa bateu escanteio e a bola desviou em Zé Rafael antes de bater em Murilo e entrar. A arbitragem deu gol ao meio-campista. O Juventude pareceu perder as forças e só aí Abel Ferreira começou a mexer no time para manter a vitória.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok