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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Final entre São Paulo e Independiente del Valle tem 26 marcas nos uniformes

Uniforme do São Paulo vai ter novo patrocinador da final - Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC
Uniforme do São Paulo vai ter novo patrocinador da final Imagem: Miguel SCHINCARIOL/São Paulo FC

Colunista do UOL

01/10/2022 10h23

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A final da Sul-Americana de hoje (1) entre São Paulo e Independiente Del Valle em Córdoba, interior da Argentina, terá 26 marcas estampadas nos uniformes das duas equipes. Apesar dos problemas com logística na região e dos poucos ingressos vendidos, a final única conseguiu aumentar a arrecadação da competição, o que gera uma premiação direta e indireta maior para os envolvidos.

O Tricolor Paulista, por exemplo, fechou o acordo com a LG, empresa que já patrocinou o clube em outras oportunidades e terá oito empresas no seu uniforme. O contrato pontual é válido apenas para a partida em solo argentino. A propriedade será exposta no ombro, logo que era da Roku. Nas redes sociais, Júlio Casares celebrou o acordo, ressaltando a busca do São Paulo em angariar novas receitas.

Do outro lado, os equatorianos estampam 18 logomarcas na camisa de jogo, número acima da média na Série A. Na elite do Brasileirão são 172 inserções comerciais nos mantos oficiais considerando os 20 participantes. O Ceará é o que lidera a lista, com 15 acordos em vigor.

"O uniforme possui grande força de prospecção, é um dos principais ativos dos clubes. As novas fontes de receitas são extremamente importantes para os times. Apesar da valiosidade da exposição, os envolvidos devem trabalhar para entregar um bom produto final ao apresentador", pondera Renê Salviano, especialista em marketing esportivo e fundador da HeatMap.

No total, os clubes que chegaram à final já arrecadaram pouco menos de US$ 5 milhões, o que significa quase R$ 25 milhões na cotação atual em premiação nas fases anteriores. O campeão ainda vai embolsar mais US$ 3 milhões, ou seja, mais de R$ 15 milhões só pela taça.

Em Córdoba, local da final, a Conmebol promoveu a criação de uma Fan Fest aos torcedores, com programação especial para os dias que antecedem o duelo. Já no Brasil, o ônibus utilizado pela delegação do São Paulo em dias de jogo no Morumbi também irá até a Argentina. A ideia é que o veículo promova ativações no interior do país, movimentando as redes sociais da agremiação.

"A estratégias temporárias são interessantes quando uma empresa busca a entrada de um novo produto no mercado, seja com foco no mercado regional ou no universo esportivo, por exemplo. Não é a principal forma de massificação no futebol, mas se bem trabalhada, pode obter um resultado rápido e eficaz", explica Fernando Lamounier, diretor de marketing da Multimarcas Consórcios, grupo que normalmente aposta no futebol e hoje patrocina o Vasco e Atlético-MG.

Os investimentos em publicidade poderiam ser ainda maiores no Brasil se a partida não ficasse presa na Conmebol TV. A finalíssima não será exibida na TV Aberta por aquo, limitando a parcela do público que tem acesso aos canais fechados e diminuindo o potencial de exposição para alguma ação específica. O evento será exclusivo da Conmebol TV, plataforma que transmitiu todas as partidas da competição. Em outros países da América do Sul, o jogo terá transmissão normal.

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