Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abel corrige erro e vê Palmeiras atropelar Athletico com show de Endrick

Colunista do UOL

25/10/2022 23h42Atualizada em 26/10/2022 01h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O dia é de festa para o torcedor do Palmeiras. Não só para comemorar o título do Brasileirão que está praticamente garantido, mas por Endrick ter virado realidade. O garoto entrou no segundo tempo, fez um gol, participou da jogada que terminou no escanteio do terceiro e foi o grande nome da vitória de virada por 3 a 1 contra o Athletico em plena Arena da Baixada nesta terça-feira (25).

O jovem entrou no segundo tempo ao lado de Gabriel Menino nos lugares de Mayke e Danilo e mudou completamente o time. As trocas terem sido feitas logo no intervalo já mostra como Abel Ferreira reconheceu que sua equipe não estava bem. Não é característica dele promover substituições logo na virada de tempo.

O Alviverde começou bem o jogo, pressionando o Athletico, mas depois perdeu o fôlego e viu sua formação não funcionar. Especialmente por conta da insistência com Mayke, que fez excelentes jogos contra Atlético-MG e Botafogo como ponta, mas parou de funcionar nas últimas rodadas. Abel preferiu não mudar isso tão rápido, mas no vestiário da Arena da Baixada viu que essa era a alternativa para buscar o empate após o golaço do Furacão.

A alternativa funciona ainda mais quando o Palmeiras é pressionado, já que Mayke volta para marcar e ajuda Marcos Rocha também nos contra-ataques. Como a equipe de Curitiba não atacava tanto, o lateral improvisado de ponta ficava quase sem função e sem criatividade para atacar como o seu time precisava. A troca era inevitável.

Demorou menos de 15 minutos para que Endrick ser decisivo. Ele pressionou Pedro Henrique, o zagueiro do Athletico errou na saída de bola e o Palmeiras ficou com três atletas cara a cara com o goleiro Anderson. Na primeira tentativa, o arqueiro ainda conseguiu fazer a defesa, mas aí a bola sobrou para Gustavo Scarpa e Endrick dividirem. A súmula anotou gol para o meio-campista.

Em seguida, o Athletico teve Cuello expulso por uma reclamação completamente fora do tom. E aí a vitória parecia questão de tempo. Enquanto os torcedores ainda discutiam se o gol era dele ou não, Endrick tratou de fazer outro. Ele aproveitou cruzamento de Rony e, de cabeça, fez o seu segundo. A torcida do Palmeiras já ensaiava "olé" quando Gustavo Gómez ainda fez o terceiro.

Agora, o Alviverde pode comemorar o seu 11º título do Brasileirão se Inter e Corinthians não ganharem amanhã. Além disso, completa um turno sem perder no Nacional e mantém o rótulo de único time invicto como visitante, além de aumentar a vantagem como o que mais ganhou, menos perdeu, mais gols fez e menos tomou.

Súmula 'tira' primeiro gol de Endrick

O primeiro gol chegou a ser considerado para Endrick. Inicialmente, o Twitter do Palmeiras apontava o tento para Scarpa, mas depois voltou atrás e creditou a Endrick. O mesmo aconteceu com a transmissão da partida, que afirmou que a arbitragem havia considerado que o empate palmeirense havia sido feito pelo camisa 16.

Encerrada a partida, no entanto, a súmula da partida considerou que o primeiro gol do Palmeiras foi marcado por Gustavo Scarpa. Com isso, Endrick deixou o duelo com apenas uma bola na rede.

Caso entenda que o gol tenha sido mesmo de Endrick, a arbitragem ainda poderá fazer uma correção na súmula. Isso aconteceu na vitória do Palmeiras contra o Juventude em 10 de setembro. Na ocasião, um dos gols foi registrado como de Zé Rafael, mas depois alterado para o zagueiro Murilo.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok