Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Paulistão discute mudança no regulamento, mas modelo de 2022 é mantido

Miguel SCHINCARIOL
Imagem: Miguel SCHINCARIOL

Colunista do UOL*

01/11/2022 16h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Com a colaboração de Thiago Braga, do UOL, em São Paulo

Minutos antes do sorteio dos grupos do Paulistão de 2023, os presidentes dos 16 participantes se reuniram para discutir se o formato para a próxima edição seria a mesma. A discussão que levou mais tempo dizia respeito à mudança dos classificados para as quartas de final da competição.

Não houve número de votos o suficiente, então o sistema será o mesmo, com os times enfrentando todos que não estão no seu próprio grupo e os dois primeiros de cada chave avançando. Oito times sinalizaram a favor da troca, mas o mínimo para que isso acontecesse era de nove votos.

Dois planos alternativos foram discutidos. Uma das possibilidades era fazer um mata-mata com os oito melhores colocados no geral, independentemente da colocação em cada grupo. Outra ideia foi classificar os primeiros colocados de cada chave e os quatro times que mais pontuaram também sem relação com a posição dentro do seu próprio grupo.

A mudança tem sido discutida desde o ano passado e tenta evitar situações como a do ano passado, quando times que ficaram fora da fase de mata-mata tiveram um desempenho melhor do que outros que foram classificados por conta de um grupo menos disputado.

O voto de cada equipe no evento de hoje (01) no Pacaembu ainda não foi revelado e a tendência é que a discussão volte a acontecer no próximo Conselho Técnico da competição, para 2024.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok