Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Após acesso à Série B, Mirassol se transforma no 15º time a entrar na Libra

Mirassol agora faz parte da Libra - Reprodução/Instagram
Mirassol agora faz parte da Libra Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

09/11/2022 16h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Mirassol oficializou hoje (9) a sua entrada na Libra, a Liga do Futebol Brasileiro. O time conseguiu o acesso à Série B para 2023 e enviou o documento para protocolar a sua adesão ao grupo que já conta com outros 14 times, a sua grande maioria, do Estado de São Paulo.

Ele se junta a Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Santos, São Paulo e Vasco.

Eles não formam maioria entre os times de Série A e B, mas estão amplamente na frente no poderio econômico e na concentração de torcida. Recentemente, a Libra recebeu uma proposta de R$ 5 bilhões da Mubadala Capital, fundo dos Emirados Árabes Unidos, por 20% do da grupo.

Houve um aceite inicial, mas ainda haverá novas negociações, incluindo conversas com os times que não entraram na Libra e estão na Liga Futebol Forte. Em caso de falta de acordo, os valores serão revistos.

Estão na Liga Futebol Forte os seguintes clubes: América-MG, Athletico, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Brusque, Ceará, Chapecoense, Coritiba, CRB, Criciúma, CSA, Cuiabá, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Londrina, Náutico, Operário-PR, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.

Os times estão em dois grupos separados por não entrar em consenso sobre a divisão de receitas. Os que estão na Libra aceitam uma diferença maior entre o que mais recebe e o que menos recebe, enquanto os da LFF pregam uma divisão com menos distância. Recentemente, esse segundo grupo colocou a XP para buscar parceiros.

A previsão é que o Brasileirão das séries A e B sejam controlados pela liga a partir de 2025, quando os atuais contratos se encerram. Ainda não existe uma certeza sobre como será esse controle caso os times não entrem em um acordo.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok