Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Palmeiras: Ausência de Scarpa será mais sentida fora do que dentro de campo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Gustavo Scarpa tem usado as suas redes sociais nos últimos dias para se despedir do Palmeiras, além de ir aos prêmios para ser reconhecido como o melhor jogador do último Brasileirão. É inegável afirmar que o agora meio-campista do Nottingham Forest fará falta a Abel Ferreira dentro de campo, mas a ausência mais sentida será fora dele, até porque esse time tem na união nos bastidores uma de suas fortalezas.
O jogador era o principal elo entre de comunicação entre os gringos e os brasileiros. Sempre foi muito comum vê-lo ao lado de nomes como Merentiel, Flaco López e, principalmente, Piquerez, com quem mantinha uma relação que divertia muito o elenco e também os torcedores.
Com os brasileiros como Raphael Veiga, Luan e Zé Rafael, ele também sempre teve uma ótima relação. Apesar de não ser capitão de vestir a faixa, ele tinha muita abertura com todos os jogadores do elenco e sempre foi visto como uma liderança positiva. Suas manias como cubo mágico e skate por vezes se espalhava entre nos demais jogadores e até com os familiares.
É curioso notar que Scarpa conseguiu tamanha afinidade com os demais mesmo tendo gostos bem diferentes da média que já faz parte até do estereótipo de um jogador de futebol. Ele não gosta, por exemplo, de samba e pagode e sempre prefere o rock. Nas horas vagas, além de andar de skate, ele reservava horas para leitura e tentou incentivar seus companheiros. Nas férias, foi comum ver o jogador sugerir destinos diferentes do que já virou rotina entre os demais palmeirenses: ir para os Estados Unidos, especialmente, Orlando.
É muito mais difícil substituir essa influência fora de campo do que o jogador dentro dele. Scarpa fez uma excelente temporada em 2022, se tornou dono das bolas paradas e grande jogador do Palmeiras campeão do país. Ainda assim, na próxima temporada, ele pode ter suas funções distribuídas para nomes como Raphael Veiga e Zé Rafael. No ataque, Abel Ferreira já deu sinais que pode ensaiar um time com Dudu, Rony e Endrick.
É importante destacar: claro que Scarpa fará falta dentro de campo e como opção de elenco. A questão é que há uma alternativa pronta para substituição. Já a ausência dele no dia a dia é algo que ainda não tem uma alternativa pronta.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.