Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fla, São Paulo, Cruzeiro e Botafogo: quem pensou em John antes do Inter

John, goleiro do Santos - Ivan Storti/Santos FC
John, goleiro do Santos Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Colunista do UOL

12/01/2023 15h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Inter vai anunciar nas próximas horas a contratação por empréstimo de John, goleiro que estava no Santos até o ano passado. Apesar de ter ficado na reserva na maior parte da temporada, o atleta passou quase todo o ano recebendo sondagens de outras equipes do país e também de fora.

Inicialmente, a equipe da Vila Belmiro não queria negociar por entender que as propostas foram abaixo do ideal. A oferta dos gaúchos, no entanto, envolveu pagamento integral de salários, compra de uma parte dos direitos e ainda um preço fixado de compra no final da temporada.

No Beira-Rio, John chega como um dos pedidos do técnico Mano Menezes e volta a ter a chance de disputar a Libertadores, competição em que se destacou quando o Santos foi vice-campeão da edição de 2020, perdendo apenas para o Palmeiras na final no Maracanã.

De lá para cá, o agora ex-goleiro santista esteve no radar de vários times. O principal deles foi o São Paulo, que fez mais de uma proposta para a compra do goleiro no meio de 2022, mas não agradou à diretoria santista.

No primeiro semestre de 2022, representantes de Ronaldo Fenômeno entraram em contato com o jogador na possibilidade de levá-lo ou para o Cruzeiro ou para o Valladolid, da Espanha.

Depois disso, o Botafogo e o Estoril, de Portugal, também chegaram a fazer propostas que foram rejeitadas pela diretoria santista por também não chegar no patamar financeiro esperado pela diretoria da Baixada.

Até por isso, John começou a temporada com a impressão de que não seria novamente negociado, apesar de saber do interesse de vários times. Nesta janela, o São Paulo voltou a sinalizar com uma proposta, assim como o Botafogo. Ambas não foram consideradas pelos santistas.

O Flamengo manteve contatos com o estafe do atleta por meio da diretoria e também pela comissão técnica, mas não chegou a formalizar uma proposta, situação bem parecida com a que viveu o Bahia.

O Internacional conversa com Pedro Gutierrez, empresário de John, desde o ano passado. O clube já sabia das dificuldades impostas pelo Santos no negócio, por isso topou ir além do empréstimo simples.

O jogador chega para substituir Daniel, que foi negociado com a MLS, e briga com Keiller, que terminou a temporada passada como titular.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok