Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Derby cresce nas redes sociais com Corinthians batendo Palmeiras de goleada

Abel Ferreira e jogadores do Palmeiras pedem expulsão de Róger Guedes, do Corinthians, após entrada em Gustavo Gómez - Ettore Chiereguini/AGIF
Abel Ferreira e jogadores do Palmeiras pedem expulsão de Róger Guedes, do Corinthians, após entrada em Gustavo Gómez Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

16/02/2023 16h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Rivais de hoje pela 9ª rodada do Campeonato Paulista, Corinthians e Palmeiras registraram grande crescimento das suas redes sociais no último mês. Se nos campos o Alviverde tem levado a melhor, fora dele, no Facebook, Instagram, TikTok, Twitter e YouTube, o Alvinegro vence de goleada.

De acordo com o levantamento mais recente do Ibope Repucom, o Timão obteve o segundo maior aumento no ranking de novas inscrições do último mês, com 435 mil nas cinco maiores mídias sociais, totalizando pouco mais de 32 milhões.

Do outro lado, o Verdão ficou em quarto no resultado de janeiro, ultrapassando a marca dos 17 milhões de inscritos, com destaque para o Instagram, que representa 41% dos 260 mil novos seguidores obtidos no mês. Apesar do crescimento, o total é quase a metade dos corintianos. Somadas as cinco redes sociais, ambos os clubes possuem cerca de 49,4 milhões de seguidores.

Outro destaque palmeirense fica por conta de sua TV própria. No ano passado, por exemplo, o Verdão teve mais visualizações no YouTube do que a soma de Corinthians e São Paulo, que têm torcidas mais numerosas. No total, somando as cinco redes, a diferença do São Paulo para o Palmeiras era de mais de 3 milhões de inscritos no início do ano passado e, hoje, está em menos de 2,5 milhões.

Para Renê Salviano, CEO da agência de marketing esportivo Heatmap e especializado em captação de patrocínios e projetos especiais em esportes, a rivalidade histórica entre os times facilita para criar novas histórias, mas é necessário buscar formas de gerar receitas através delas.

"Corinthians e Palmeiras são capazes de criar narrativas inéditas conforme se desenrola a rivalidade. Olhar apenas o número de seguidores não traz receitas, mas sim dar significado a ele, engajando torcedores e criando estudos sólidos para o contexto em questão. A associação entre planejamento do clube para o âmbito digital e as marcas é fundamental para a geração de novas fontes de renda para o clube", comenta o especialista.

Armênio Neto, especialista em geração de receitas na indústria esportiva, reforça a necessidade de entender os seguidores. "O pontapé inicial para os grandes clubes é analisar o potencial do volume de seguidores e torcedores por meio das mídias sociais. O passo seguinte é monetizar através das plataformas digitais, algo facilitado pelas equipes profissionais e competentes presentes nos clubes. A criação e a comercialização de novos produtos, por exemplo, fortalecem esta nova visão de focar nesses canais".

De acordo com os dados do Ibope Repucom, os 50 clubes envolvidos no ranking começaram 2023 com um recorde de 2,8 milhões de novos seguidores em suas redes sociais, melhor marca para o mês de janeiro desde 2017. Flamengo, Corinthians, Grêmio, Palmeiras e Atlético-MG, juntos, representaram 61% do crescimento no mês.

"Clubes como Corinthians e Palmeiras, com grandes torcidas e comercialmente relevantes, têm muito espaço para explorar maneiras de lucrar pelas redes sociais. Hoje, estes times entendem cada vez mais a importância de aproveitar melhor o fenômeno digital, principalmente na área dos negócios. Com o passar do tempo, os torcedores interagem e participam mais do dia a dia do clube através das plataformas oficiais dos clubes na internet", afirma Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.

Dados até 31 de janeiro de 2023:

Corinthians:

Twitter: 7.6 mi
Instagram: 8,9 mi
Tik Tok: 2,9 mi
Facebook: 11 mi
Youtube: 1,8 mi

Palmeiras:

Twitter: 3,7 mi
Instagram: 4,5 mi
Tiktok: 2,1 mi
Facebook: 4,8 mi
Youtube: 1,9 mi

TOP 10 somando as cinco redes sociais:

1. Flamengo: 52.937.452
2. Corinthians: 32.410.083
3. São Paulo: 19.425.114
4. Palmeiras: 17.047.341
5. Vasco: 11.529.016
6. Santos: 11.076.555
7. Grêmio: 10.501.162
8. Atlético-MG: 10.035.725
9. Cruzeiro: 9.281.540
10. Internacional: 7.128.759

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok