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Danilo Lavieri

REPORTAGEM

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Seis anos após sair da C, Fortaleza põe R$ 200 mi para 2ª Libertadores

Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza, durante partida contra o Corinthians - Lucas Emanuel/AGIF
Juan Pablo Vojvoda, técnico do Fortaleza, durante partida contra o Corinthians Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colunista do UOL

23/02/2023 11h55

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O Fortaleza estreia hoje (23) na sua segunda Libertadores consecutiva, o que significa o melhor momento da história da equipe nordestina no cenário internacional. Para a competição que começa contra Deportivo Maldonado às 21h desta quinta, o Leão do Pici dobrou o orçamento em relação ao ano passado.

Tudo isso depois de ter disputado a Série C em 2017, há pouco mais de seis anos. De lá para cá, a ascensão foi meteórica, com a Série B sendo uma breve passagem em 2018. O bom momento dentro das quatro linhas também reflete nos números fora de campo. Para 2023, a previsão de investimento para o futebol ultrapassa a casa dos R$ 200 milhões, aporte quase duas vezes maior ao de 2020, ano em que o Fortaleza estreou na Copa Sul-Americana, primeira competição internacional da agremiação. Em relação ao ano passado, o crescimento é de 48%, fruto das conquistas esportivas e valorização dos ativos do clube.

No âmbito dos patrocinadores, o Leão se movimentou no mercado de fornecedores de materiais esportivos e assinou com a Volt, empresa que produz uniformes para nove clubes brasileiros. O novo acordo não acabará com a Leão 1918, marca própria da instituição, e também ofertará garantias anuais na casa dos R$4 milhões, royalties em cima do que for vendido e luvas de mais de R$ 6 milhões ao longo dos cinco anos de contrato.

A receita com o programa de sócio-torcedor também é algo cada vez mais impactante nos cofres da instituição. Com mais de 40 mil pessoas ativas na plataforma, a expectativa é arrecadar R$ 31,4 milhões apenas com a receita dos associados. Já nas redes sociais, a exposição internacional também tem gerado frutos para o departamento de marketing. Nos principais aplicativos, são 3,3 milhões de seguidores, dois milhões de inscritos a mais do que quando o Fortaleza subiu para a Série A.

"O Fortaleza atravessa uma nova realidade, são números que jamais foram vistos em nossa história. Por outro lado, não podemos nos vislumbrar, tudo isso é fruto de um trabalho sério, com planejamento a longo prazo e equilíbrio financeiro. O mundo do futebol é extremamente inconstante, o trabalho precisa continuar para mantermos estes resultados e melhorar ainda mais o patamar que alcançamos nos últimos anos", destacou Marcelo Paz, presidente do clube.

Para chegar ao país vizinho, o clube preparou uma logística especial com voo fretado para Montevidéu, prática que já vem sendo adotada em jogos nesta temporada, visando diminuir o desgaste dos atletas. No exterior, Vojvoda também conseguirá realizar sessões de treinamento para ajustar os últimos detalhes para a primeira decisão do ano.

"É a competição mais difícil da América do Sul, com equipes qualificadas, longas viagens e inúmeras adversidades. Na temporada passada, fizemos uma campanha linda e sabemos como encarar essas dificuldades. São duas decisões, o grupo tem noção da importância de uma classificação para a terceira fase, nosso foco total está neste primeiro jogo, depois podemos começar a pensar nos outros objetivos ao longo da temporada", completou o gestor.

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