Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Brasileirão Feminino começa edição histórica com recorde de patrocinadores

Jogadoras do Corinthians comemoram título do Brasileirão feminino - YURI MURAKAMI/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadoras do Corinthians comemoram título do Brasileirão feminino Imagem: YURI MURAKAMI/THENEWS2/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

24/02/2023 11h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasileirão Feminino começa hoje (24) com bastante apoio externo de patrocinadores. Ainda que não chegue nem perto dos valores da mesma competição para homens, a evolução é vista pelos clubes como uma forma de dar mais um passo para a consolidação da categoria. No total, somando as 16 equipes, são 80 patrocínios presentes, o que significa um recorde para essa nova era da modalidade (veja a lista abaixo).

O Palmeiras é o que mais conseguiu patrocinadores desde o último ano, com oito no total, entre eles, Pernambucanas, Cimed e Allianz Seguros. Com o crescimento, a equipe chega no mesmo patamar da Ferroviária e ultrapassa o Corinthians, que tem sete.

Único carioca presente na disputa, o Flamengo também conta com um ótimo número de parcerias, 7 no total, com destaque para o Guaraná Antarctica, Banco BRB e Mercado Livre.

Recentemente, a Ferroviária anunciou a casa de apostas Galera.bet como seu novo parceiro máster. O clube de Araraquara é referência na modalidade e conta com diversos títulos importantes, como a Copa Libertadores (2015 e 2020), Campeonato Brasileiro (2014 e 2019), Copa do Brasil (2014) e o Campeonato Paulista (2002, 2004, 2005 e 2013).

A Galera.bet ainda é patrocinadora oficial do Brasileirão em parceria com a CBF, como mostra o diretor da empresa de apostas.

"A força do futebol feminino no Brasil já é uma feliz realidade e resultado da luta de gerações de mulheres para conquistar esse espaço, que desejamos seja ainda muito maior. O Galera.bet se orgulha de sua contribuição a essa história através de patrocínios e ativações que reconhecem e estimulam esse movimento, que certamente é parte das prioridades do Galera.bet", afirma Marcos Sabiá, CEO da empresa.

Vice-campeão brasileiro da temporada passada, o Internacional tem investido bastante quando o assunto é futebol feminino. A final do Brasileirão de 2022, por exemplo, teve a primeira final disputada no Beira-Rio, quando 36.330 colorados e coloradas quebraram o recorde de público até então vigente em jogos entre clubes do futebol feminino do país, no empate em 1x1 com o Corinthians.

O Colorado entra no Brasileirão com seis patrocinadores, com destaque para adidas, Unimed e Banrisul. "Apostar no futebol feminino é dever de todas as marcas, o que inclui clubes e patrocinadores. É uma modalidade em crescimento real nos últimos anos, com exposição cada vez maior. Aqui no Inter, defendemos que essa postura mexa também com a cultura do futebol e torne as desigualdades menores com o decorrer do tempo. A conexão com as Gurias Coloradas envolve todos no Beira-Rio: do torcedor e torcedora, sócio e sócia, dirigentes, profissionais e funcionários em geral. Trabalhamos diariamente para interferir na transformação do esporte", aponta Liana Bazanela, diretora executiva de marketing do Internacional.

A empresa Cartão de Todos é outra marca presente na competição e tem como objetivo institucional ser vista como parceira do futebol feminino.

"A marca entende que o crescimento do futebol feminino possibilita ainda mais as ativações e a exposição para o patrocinador em diversas frentes. Não só o patrocínio em clubes, mas também em competições, faz com que as marcas sejam vistas como importantes incentivadores de uma modalidade importante do esporte brasileiro. Além disso, estamos em um dos times mais importantes do país e contribuímos em momentos importantes para o futebol feminino do Palmeiras, como a Libertadores e o Paulista", aponta Victor Oliveira, gerente de comunicação do Cartão de TODOS Esportes.

O Sportv tem os direitos de transmissão e vai passar o jogo entre Santos e Flamengo hoje a partir das 20h, o que é bem importante para quem apoia os times, como analisa Renê Salviano, CEO da Heatmap, empresa de marketing esportivo.

"Os números mostram um crescimento do esporte em todos os aspectos. Assim que se consolida a transmissão por TV, o aumento de marcas patrocinadoras é uma consequência, pois a força de exposição passa a ser enorme. Sempre gosto de citar que o futebol feminino é perfeito para ativação das marcas pelo fato das atletas receberem sempre de forma positiva os pedidos dos patrocinadores, interagindo com boa vontade e entregando sempre mais do que as marcas pedem, o que faz todo sentido na conexão com o público", analisou.

Fabio Wolff, proprietário da Wolff Sports, também ressalta a importância dos patrocinadores e do dinheiro investido nas mulheres.

"O futebol feminino encontra-se em franco crescimento no Brasil,e a prova disso é o número recorde de patrocinadores das equipes em disputa na edição de 2023. Muitos players do mercado se indentificam com os atributos do futebol feminino e por isso buscam o envolvimento com a modalidade", explica Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, empresa que também negocia parcerias entre marcas.

Confira os patrocinadores dos clubes do Campeonato Brasileiro Feminino:

Atlético-MG
Banco BMG (máster)
Adidas
Multimarcas
Supermercados BH
Blink Fibra Optica

Atletico-PR
Betsson (máster)
Umbro

Avaí Kinderman
Pixbet (máster)
Umbro
woa

Bahia
Acelen
ITS Brasil

Ceará
EstrelaBet
Sesc
Brisanet
Unimed

Corinthians
Granito Pagamentos
Banco BMG
Vitaminas Neo Quimica
Nike
Spani Atacadista
UniDrummond
Totvs

Cruzeiro
Gerdau (máster)
Betfair
Supermercados BH
Cimed
Adidas
Saudali
Champion Relógio

Ferroviária
Galera.bet (máster)
Lupo
Unimed
Estrella Galicia
MRV
Drogavem
ADN
Hiper Saúde

Flamengo
Banco BRB (máster)
Pixbet
Guaraná
Adidas
ABC da Construção
Luvix
Mercado Livre

Grêmio
Banrisul (máster)
Umbro
Vero
mrjack.bet
unimed

Internacional
Estrela.bet (máster)
Adidas
Banrisul
Vero
Marquespan
Unimed

Palmeiras
Betfair (máster)
Pernambucanas
Cimed
Crefisa
FAM
Puma
Cartão de TODOS
Allianz Seguros

Real Ariquemes
Biofórmula Manipulação
HortiGran
Geovanni Sampaio
Big Gelo
Smartfit
Centro Médico Popular
Brasil Cacau

Real Brasília
Belmonte Sports (máster)
banco BRB
Kasar

São Paulo
Tricolor Chip (máster)
Sportsbet.io
Adidas
ABC da Construção

Santos
Pixbet (máster)
tekbond

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok