Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Endrick ainda é titular do Palmeiras ou perdeu espaço para Giovani?

Endrick e Giovani comemorando gol na Copinha de 2022 - Fabio Menotti/Palmeiras
Endrick e Giovani comemorando gol na Copinha de 2022 Imagem: Fabio Menotti/Palmeiras

Colunista do UOL

06/03/2023 17h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A escalação com força máxima contra o Guarani ontem (5) com Giovani entre os titulares iniciou um debate no Palmeiras: Endrick ainda é o titular ou perdeu espaço para Giovani?

Deixando de lado o discurso de Abel Ferreira de que "todo mundo é titular", essa foi a primeira vez em toda a temporada que o jovem de 16 anos não estava entre os 11 que iniciam uma partida quando a força máxima é escalada, inclusive considerando a Supercopa.

Também vale destacar que Endrick estava pendurado, mas Dudu, outro que também estava na mesma situação, não ficou de fora da escalação inicial. No Paulistão, os cartões zeram para o mata-mata, mas quem está com dois cartões amarelos na última rodada da fase de grupos pode ficar fora das quartas se receber outra advertência.

Tirar Endrick da partida para a entrada de Giovani já foi algo testado muitas vezes por Abel Ferreira. Foi essa a alternativa em praticamente todos os jogos, com exceção da partida contra o Mirassol, quando os dois atuaram juntos e até mostraram certo entrosamento. Não o suficiente para conquistar o técnico.

A questão é que esse Palmeiras que tanto procura um camisa 9 parece não se acertar com um jogador que tenha esse estilo. Flaco López e Navarro são os exemplos mais recentes de um time que sente falta de Rony quando ele não atua centralizado.

Endrick começou 2023 como titular, mas não conseguiu fazer gol até aqui e, na maioria das vezes, quase não foi acionado. No começo, ele ficava isolado em boa parte do jogo e mais recentemente mostrou uma clara ansiedade por não desencantar que foi notada por Abel Ferreira.

Antes de sacá-lo da escalação inicial, Abel passou a testar uma variação tática em que Endrick atuava mais aberto, formando uma dupla de ataque com Rony, com um dos laterais subindo mais para atuar quase como um ponta. Ainda não funcionou.

Já Giovani entra no time sem mudar a característica do ataque, pelo contrário. Acrescenta ainda mais perigo a um time que gosta muito de jogar pelas laterais, com dois pontas extremamente rápidos e dribladores, com Rony correndo por toda a área, e Veiga e Gabriel Menino chegando perto da área.

Para você, o que é o certo a se fazer? Endrick deveria continuar como titular? Merece ceder espaço para Giovani? Qual a formação ideal para o Palmeiras contra o São Bernardo?

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok