Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Conselho trava entrada do Inter em liga e briga de clubes tem novo capítulo

Alessandro Barcellos, presidente do Inter - Ricardo Duarte/Internacional
Alessandro Barcellos, presidente do Inter Imagem: Ricardo Duarte/Internacional

Colunista do UOL

14/03/2023 12h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Com Marinho Saldanha, do UOL, em Porto Alegre

O Conselho Deliberativo do Internacional não entrou em consenso sobre a entrada do clube na Liga Forte Futebol e protagonizou um novo episódio no racha dos clubes brasileiros na criação de uma liga para comandar o Brasileirão a partir de 2025.

Em um encontro ontem (13), não houve acordo entre os conselheiros do clube gaúcho e ficou definido que uma decisão só será tomada daqui a 15 dias. Não houve clima para que o debate prosseguisse, segundo ouviu a reportagem. Por conta disso, uma comissão vai analisar as duas propostas que estão na mesa, inclusive a do grupo rival da LFF, a Libra.

A notícia animou a Libra, que também já tem uma comissão para conversar com os clubes que estão do outro lado. Ao mesmo tempo, a LFF aguarda a decisão, uma vez que Alessandro Barcellos, presidente do Inter, é um dos cabeças do grupo.

Ele gostaria que o Colorado oficializasse a adesão à LFF em um contrato de 50 anos que já daria direito a luvas de mais de R$ 200 milhões nos próximos dois anos. A Libra também tem uma proposta com luvas na mesa para os seus integrantes.

Recentemente, a Libra diminuiu a diferença entre o time que mais vai ganhar para o que menos vai ganhar para 3,4 vezes após um período de transição. Essa era a principal reivindicação da LFF, mas a mudança não foi o suficiente.

A LFF conta com 21 times entre as séries A e B, sendo o Internacional, o Atlético-MG, o América-MG, o Fluminense, o Fortaleza e o Athletico com os principais representantes. Já a Libra tem 18 equipes no total, sendo Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco, Botafogo, Bahia, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos e Red Bull Bragantino os de maior expressão. Apenas um time entre os 40 principais está fora dos dois grupos.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok