Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Final do Paulistão entre Palmeiras e Água Santa tem mais de 20 patrocínios

Palmeiras e Água Santa pela oitava rodada do Campeonato Paulista - Cesar Greco/Palmeiras
Palmeiras e Água Santa pela oitava rodada do Campeonato Paulista Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Colunista do UOL

02/04/2023 10h09

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Palmeiras e Água Santa começam a decidir o título paulista hoje (2) em um evento que envolve mais de vinte patrocinadores, entre exposições na camisa de jogo, placas ao redor do campo e até mesmo em ativos digitais.

Com diversos segmentos do mercado, o destaque fica para os players de apostas esportivas. Além das quatro casas que investem na competição, os finalistas também recebem aportes de marcas do ramo. Estes acordos são cada vez mais recorrentes no futebol brasileiro. Das 16 equipes que jogaram o Paulistão A1 nesta temporada, mais de 80% fizeram propaganda para empresas de betting.

Vale lembrar que nos últimos dias o Governo já sinalizou que vai endurecer a atuação das casas de apostas no país com uma série de exigências que não existem hoje.

Dos finalistas, o Água Santa divulga seis empresas no uniforme oficial. A camisa alviverde só estampa a Crefisa e a FAM, empresas lideradas por Leila Pereira, mandatária alviverde. Por outro lado, o atual campeão brasileiro também firmou contratos com multinacionais, como a Cimed, para rentabilizar outros ativos da instituição.

Darwin Filho, CEO do Esportes da Sorte, empresa que detém umas das principais cotas do torneio, ressalta a importância para construção de marca e reputação no mercado com o apoio a um dos estaduais mais competitivos do futebol brasileiro.

"Em termos de divulgação, é um torneio com muita visibilidade, transmissão em diversas plataformas e forte apelo nacional. Perante o mercado, também é um meio importante para construção de imagem. Temos conceitos diversificados de patrocínio, com aportes em campeonatos, clubes, jogadores e influenciadores, sempre buscando oportunidades para investir no futebol e criar novos canais de comunicação com o cliente", falou o executivo.

Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo, segue a mesma linha de pensamento. O executivo, porém, reforça a necessidade de não se limitar apenas a exposição, com ações especiais para que o caso chegue ao maior número de torcedores.

"Seja no uniforme ou em alguma placa de campo, as ativações devem ser frequentes, ainda mais em jogos decisivos, que contam com alto apelo comercial. As iniciativas devem ser exploradas de diferentes formas, tanto com ações presenciais, quanto com posts por meio dos ativos digitais", explica o sócio da Wolff Sports.

A bola, além de ser parte fundamental para a realização do jogo, também não fica para trás. Em 2023, a Penalty comemorou mil jogos consecutivos desde que retomou o patrocínio ao futebol paulista. Nesta temporada, o material apresentado foi considerado um dos mais sustentáveis do universo esportivo, com mais de quatro garrafas recicladas por objeto.

"Além de colaborar com a sustentabilidade, é uma bola que também carrega tecnologia e foi aprovada nos principais testes de desenvolvimento do planeta. A Penalty tem uma relação histórica com o futebol paulista, retomamos a parceria em 2015 e, desde então, é um acordo que vem acarretando números importantes para a marca", disse Bernardo Caixeta, gerente de Marketing e Relações Esportivas.