Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Escalação do Palmeiras na Libertadores tem mistérios de Abel para Paulista

Abel Ferreira, do Palmeiras, mantém mistérios na escalação - ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO
Abel Ferreira, do Palmeiras, mantém mistérios na escalação Imagem: ETTORE CHIEREGUINI/AGIF - AGÊNCIA DE FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

05/04/2023 13h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A escalação do Palmeiras e o uso do banco de reservas para o jogo de hoje (5) contra o Bolívar carrega alguns mistérios que podem ajudar na hora de desvendar os planos de Abel Ferreira para a final do Paulista no próximo domingo, contra o Água Santa.

Afinal, se ele poupou todos os titulares, por que resolveu viajar com Gabriel Menino e Breno Lopes? Ao menos no momento, os dois são titulares, com destaque para o meio-campista, que jogou 15 dos 16 jogos da temporada. (A lista dos relacionados está no fim do post).

Em um desafio como o de hoje, o critério experiência poderia pesar para ajudar os garotos a enfrentarem a altitude e a pressão de uma Libertadores. Mas os dois escolhidos não são líderes neste sentido.

Eles também não oferecem características exclusivas e que outros atletas no elenco também não possam oferecer. Uma outra alternativa para entender é a tática.

Será que Abel vai promover mudanças para a final do Paulista por precisar do resultado? Se Breno Lopes for usado hoje e ficar de fora no domingo, a primeira opção é colocar Endrick entre os titulares. Autor do gol na derrota no domingo passado, o jovem poderia recuperar a posição de titular ao lado de Dudu e Rony.

Bruno Tabata já tem condições de voltar ao gramado, mas por estar tanto tempo afastado, não terá condições de oferecer a intensidade que Abel Ferreira tanto cobra. Ao menos não por mais de 45 minutos. Ainda corre por fora a opção de Giovani começar como titular.

Para entender a cabeça do técnico na escalação do meio-campo, o desafio é um pouco maior. Se Gabriel Menino perdeu a posição, quem será o escolhido? Fabinho é uma opção, mas a juventude não joga a seu favor em momento decisivo. Jailson poderia ser escalado como camisa 5, para que Zé Rafael voltasse a atuar como camisa 8, com Raphael Veiga mantido como meia mais avançado.

Em um cenário mais difícil de imaginar, o meio-campo poderia ser formado por Zé Rafael e Raphael Veiga, com quatro atacantes. Neste caso, no entanto, é muito difícil imaginar que o português optasse por essa formação desde o início e não só em uma situação de desespero.

E você? O que entende por essas opções de Abel Ferreira? Lembrando a lista dos que viajaram: os goleiros são Marcelo Lomba, Vinicius Silvestre e Kaique; os laterais são Garcia, Mayke, Vanderlan e Ian; os zagueiros são Luan, Michel e Naves; os meias são Gabriel Menino, Richard Rios, Pedro Lima, John John, Luis Guimherle, Fabinho e Jailson; e os atacantes são Artur, Breno Lopes, Giovani, Flaco López, Kevin e Rafael Navarro.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok