Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Palmeiras falha em primeiro teste de elenco e podia ter sido goleado
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Palmeiras não teve sucesso no seu primeiro teste de elenco no mês de abril, como havia avisado Abel Ferreira na sua última coletiva. Na altitude de La Paz, a equipe até fez um bom primeiro tempo, saiu ganhando contra o Bolívar, mas tomou a virada e estreia na Libertadores com uma derrota por 3 a 1 nesta quarta-feira (5). O time ainda escapou da goleada por conta da boa atuação de Lomba, inclusive nos minutos finais com direito a travessão salvador.
O impacto na continuação da competição pode não ser tão sentido, uma vez que é provável que o time brasileiro consiga a classificação apesar do tropeço, mas serve para algumas reflexões da comissão técnica.
Algumas opções do técnico português não se mostraram acertadas. O lado direito mostrou muitas falhas, especialmente na parte defensiva do jogo. Mayke não estava em noite inspirada e não colaborou atuando mais como ponta. Atrás dele, Gabriel Garcia fez partida insegura, assim como Naves. É verdade que os dois são jovens ainda não precisam ser queimados como sugerem alguns dos torcedores em redes sociais, mas não estiveram em boa noite.
Artur fez a sua reestreia pelo Alviverde e nos seus melhores lampejos esteve pela direita, onde gosta mais de jogar. Mas Abel não percebeu a mesma coisa e fez o camisa 14 atuar tanto pelo meio e pela esquerda. Por que não começar com Mayke pela direita, Artur aberto do mesmo lado e um meio formado com algum outro atleta da base? Por que colocar Navarro nos minutos finais e não um dos jovens como Kevin ou Giovani pela ponta?
Uma grande questão para o comandante é o motivo de tamanha insistência com Jailson. Ainda que ele tenha sido expulso por uma arbitragem bem rigorosa, o volante não justifica o motivo de ser tantas vezes escalado à frente de outras opções no elenco.
O torcedor mais otimista pode olhar para algumas das notícias mais positivas da estreia. Richard Rios entrou bem no segundo tempo e fez mais do que Jailson em toda a temporada. Flaco López fez um golaço, se apresentou bem no primeiro tempo, mas sumiu no segundo, em roteiro muito parecido com Breno Lopes, que teve duas oportunidades cara a cara e desperdiçou. Marcelo Lomba mostrou que é mais goleiro do que muitos titulares de times grandes por aí, enquanto Vanderlan provou que pode substituir Piquerez à altura.
Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.